Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Patrícia Lusié Velozo da | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Patrícia Lusié Velozo da | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinto Junior, Jony Arrais | - |
Autor(es): dc.contributor | Erbisti, Rafael Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Varanda, Gabriel Herculano | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:18:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:18:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28277 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768104 | - |
Descrição: dc.description | Os acidentes de transporte são aqueles que envolvem equipamentos projetados ou utilizados para o transporte de bens ou pessoas, englobando os acidentes de trânsito e as demais ocorrências em via pública. Esses acidentes estão situados entre uma das principais causas de morte no Brasil, em especial entre as principais causas externas de mortalidade. Diante disto, este trabalho buscou modelar as taxas de óbitos por acidentes nas Unidades Federativas do Brasil, através da modelagem sob a perspectiva bayesiana, e considerando variáveis explicativas socioeconômicas tais como Índice de Gini e percentual da população com 25 anos ou mais que possuíam ao menos o ensino médio completo. Foram ajustados modelos sem e com estrutura espacial. Para estrutura espacial, utilizou-se o modelo Modelo Autoregressivo Condicional (CAR) proposto por Leroux, Lei e Breslow (2000). Para comparação dos modelos utilizou-se as medidas Erro Quadrático Médio (EQM) e Critério de Informação do Desvio (DIC). Os modelos CAR Leroux apresentaram melhor ajuste e maior precisão. | - |
Descrição: dc.description | 111 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acidentes de transporte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inferência Bayesiana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelo de regressão linear normal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem espacial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelo autorregressivo condicional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acidente de trãnsito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelo estatístico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Título: dc.title | Modelagem das taxas de óbitos por acidentes de transportes nas Unidades Federativas do Brasil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: