Formação inicial e continuada de professores na perspectiva do coensino: tecendo e costurando saberes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLeme, Érika Souza-
Autor(es): dc.contributorToledo, Mônica dos Santos-
Autor(es): dc.contributorLeme, Érika Souza-
Autor(es): dc.contributorToledo, Mônica dos Santos-
Autor(es): dc.creatorRicardo, Luiza Basilio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:18:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:18:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24587-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768075-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem por objetivo entender como as experiências de vida impactam na formação de professores inclusivos. Alicerçada em um projeto de pesquisa e extensão de formação inicial e continuada de professores na perspectiva da educação inclusiva, sustentado pelo conceito de ensino colaborativo, desenvolvido pelo LaIFE (Laboratório de Inclusão, Formação Cultural e Educação), busco identificar as marcas das experiências vividas pelos participantes (professores da Educação Básica e graduandos de Pedagogia e de outras licenciaturas) e, assim, discutir sobre a potência de a formação ser entrelaçada com as experiências e ancorada na colaboração. Trata-se de uma pesquisa narrativa, que enfatiza as concepções de inclusão e a identificação das necessidades formativas para desenvolver a educação especial na perspectiva do ensino colaborativo, no âmbito do projeto. As narrativas analisadas compõem o mural interativo produzido no Padlet. Os resultados revelam que um dos grandes desafios à inclusão escolar é a colaboração entre pares.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFormação inicial e continuada de professores-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectCoensino-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Título: dc.titleFormação inicial e continuada de professores na perspectiva do coensino: tecendo e costurando saberes-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.