Rio Paraíba do Sul: contextualização e perspectiva interdisciplinar como proposta para o ensino de química utilizando situação de estudo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlves, Andréa Aparecida Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorSilva, Rafael Ferreira da-
Autor(es): dc.contributorMartins, Renata Luz-
Autor(es): dc.creatorCastro, Thaila de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:18:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:18:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-30-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-30-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22441-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768050-
Descrição: dc.descriptionA Química é vista de forma fragmentada no ensino, tornando-se uma ciência limitada em sua área e isolada dos saberes constituídos por outras disciplinas. Dessa forma, para desconstruir essa visão secularizada da Química, este trabalho é uma proposta que visa promover a construção do saber científico e a compreensão conceitual dos conteúdos de Química com o olhar de diferentes disciplinas. Os pressupostos teóricos são baseados na interdisciplinaridade utilizando-se de uma sequência de Situação de Estudo na contextualização da temática do Rio Paraíba do Sul, a fim de promover uma aprendizagem pautando-se na teoria histórico-cultural de Vygotsky. O objetivo geral do trabalho foi alcançado e esperamos com essa proposta, possibilitar os docentes, com subsídios teóricos e práticos, desenvolver a mesma em sala de aula. Além disso, pretende-se ampliar o olhar do docente acerca da importância da interdisciplinaridade na formação completa do indivíduo para a cidadania, em termos da realidade aliado à sua pluralidade social e de aprendizagem.-
Descrição: dc.descriptionChemistry is seen in a fragmented way in teaching, becoming a science limited in its area and isolated from the knowledge constituted by other disciplines. Thus, in order to deconstruct this secularized view of Chemistry, this work is a proposal that aims to promote the construction of scientific knowledge and the conceptual understanding of the contents of Chemistry from the perspective of different disciplines. Theoretical assumptions are based on interdisciplinarity using a sequence of Study Situation in the context of the Paraíba do Sul River theme, in order to promote learning based on Vygotsky's historical-cultural theory. The general objective of the work was achieved and we hope with this proposal, to enable teachers, with theoretical and practical subsidies, to develop it in the classroom. In addition, it is intended to broaden the teacher's view of the importance of interdisciplinarity in the complete formation of the individual for citizenship, in terms of reality combined with their social and learning plurality.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRio Paraíba do Sul-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectSala de aula-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectParaíba do Sul River-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinarity-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry teaching-
Título: dc.titleRio Paraíba do Sul: contextualização e perspectiva interdisciplinar como proposta para o ensino de química utilizando situação de estudo-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.