Adolescentes negros (as) em cumprimento de medidas socioeducativas na produção do congresso brasileiro de assistentes sociais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Jussara Francisca de Assis dos-
Autor(es): dc.contributorLima, Rodrigo-
Autor(es): dc.contributorFord, Juliana-
Autor(es): dc.creatorFrança, Elayne Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:18:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:18:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-10-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31888-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768046-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem por finalidade conhecer a produção científica do Serviço Social sobre os adolescentes negros (as) que cometeram ato infracional a partir da análise dos artigos publicados no Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS) dos anos de 2016 e 2019, bem como uma análise das categorias abordadas e referenciadas pela profissão neste espaço de produção e exposição de conhecimento. Traz a Questão Racial e a Questão Social como categorias de análise centrais analisando também a trajetória das políticas públicas de atenção ao público alvo, que se correlacionam, bem como a necessidade do Serviço Social considerar, sistematicamente, esses dois conceitos na prática profissional. A ênfase localiza-se na intervenção junto aos adolescentes e crianças que se encontram sobre cumprimento de medidas socioeducativas em virtude ao acometimento de atos infracionais. Para isso, ao ser explorada a trajetória das políticas públicas voltadas aos adolescentes e crianças, também analisou a evolução das mesmas no que tange a responsabilização do Estado e da sociedade por sua formação e proteção por meio da implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os resultados da pesquisa indicam que existem lacunas no que se refere a produção de conhecimento que contemple, conjuntamente, a questão racial desvinculada à questão social, entendendo as problemáticas que o racismo traz dentro da sociedade, para muito além das correlações das classes, mas em consonância a elas; também foi identificada uma carência quanto às medidas socioeducativas e protetivas para adolescentes negros em ato infracional por parte das (os) assistentes sociais. Neste sentido, sugere-se maior investimento e esforço, tanto na formação (ensino, pesquisa e extensão) quanto no trabalho profissional de incorporação de temas afins à questão social atrelada à questão racial que possibilitem avanços no que tange às medidas protetivas para que crianças e adolescentes negros (as) não necessitem viver a margem da sociedade.-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to know the scientific production of Social Work on black adolescents who committed an infraction based on the analysis of articles published in the Brazilian Congress of Social Assistants (CBAS) in the years 2016 and 2019, as well as an analysis of the categories addressed and referenced by the profession in this space of knowledge production and exposure. It brings the Racial Question and the Social Question as central analysis categories, also analyzing the trajectory of public policies of attention to the target audience, which correlate, as well as the need for Social Service to systematically consider these two concepts in professional practice. The emphasis is on intervention with adolescents and children who are under compliance with socio-educational measures due to the involvement of infractions. To this end, when exploring the trajectory of public policies aimed at adolescents and children, it also analyzed their evolution regarding the responsibility of the State and society for their formation and protection through the implementation of the Statute of Children and Adolescents ( ECA). The research results indicate that there are gaps regarding the production of knowledge that contemplates, jointly, the racial issue unrelated to the social issue, understanding the problems that racism brings within society, far beyond the correlations of classes, but in consonance with them; a lack was also identified regarding socio-educational and protective measures for black adolescents in an infraction by social workers. In this sense, a greater investment and effort is suggested, both in training (teaching, research and extension) and in the professional work of incorporating themes related to the social issue linked to the racial issue that allow advances in terms of protective measures for children and black adolescents do not need to live on the edge of society.-
Descrição: dc.description68 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEstatuto da Criança e do Adolescente-
Palavras-chave: dc.subjectQuestão social-
Palavras-chave: dc.subjectQuestão racial-
Palavras-chave: dc.subjectAto infracional-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescente-
Palavras-chave: dc.subjectNegro-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil. [Estatuto da criança e do adolescente (1990)]-
Palavras-chave: dc.subjectQuestão social-
Palavras-chave: dc.subjectMarginalidade-
Palavras-chave: dc.subjectStatute of the child and adolescent-
Palavras-chave: dc.subjectSocial question-
Palavras-chave: dc.subjectRacial question-
Palavras-chave: dc.subjectInfraction act-
Título: dc.titleAdolescentes negros (as) em cumprimento de medidas socioeducativas na produção do congresso brasileiro de assistentes sociais-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.