Quiz computacional: elaboração, aplicação e avaliação de um recurso didático tecnológico como ferramenta de ensino/aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Carlos Magno Rocha-
Autor(es): dc.contributorSanti, Angela Medeiros-
Autor(es): dc.contributorFarias, Florence Mollemann Cordeiro de-
Autor(es): dc.creatorCosta, Cristiano Monteiro da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:18:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:18:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-14-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-14-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8034-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768038-
Descrição: dc.descriptionOs jovens de hoje usam a tecnologia com extrema facilidade. O uso desse recurso tecnológico, que faz parte do cotidiano dos estudantes, e desafia os professores em aplicá-lo em sua prática pedagógica. A questão que se levanta no meio educacional é se o professor em sala pode competir com esse recurso. Talvez, o professor não precise competir, mas sim aliar-se a essa ferramenta tecnológica, como sugere os PCNs e a LDB. Neste trabalho, foram aplicados dois quizzes computacionais diagnósticos buscando conhecer o que alunos e professores acham sobre a utilização da tecnologia da informação e comunicação (TIC) em sala, no ano de 2016. Percebeu-se pela análise das respostas dadas aos quizes que a (TIC) é pouco utilizadas nas salas. Além disso, observou-se que os docentes e discentes consideram-nas um importante recurso didático na contribuição da melhoria do ensino/aprendizagem, e que a falta de recurso didático como, por exemplo, materiais de apoio ao professor e a falta de estrutura das escolas tem sido alguns dos obstáculos para o seu uso. Desse modo, foram elaboradas uma sequência de 4 aulas com o tema eletricidade, para o 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Lauro Corrêa (CELC), a qual foi aplicadas no 2º bimestre de 2017. Visando auxiliar o processo ensino/aprendizagem nessas aulas foram elaborados quizes computacionais, a saber: a) um quiz computacional de conhecimento prévio dos alunos; b) um quiz computacional de exercícios e c) um quiz computacional de avaliação de aprendizado. Ressaltamos que a elaboração da aula e dos quizzes foram inspirados nas teorias de aprendizagem de Marco Antonio Moreira, Ausubel e nos trabalhos de Roediger, que diz que essa ferramenta instrucional tem uma contribuição importante para o processo de aprendizagem. Percebeu-se pelo quiz de conhecimento prévio: a) evidenciou os obstáculos que surgem para a aprendizagem dos alunos e b) contribui na aplicação da aula do professor. Nesse sentido as aulas já elaboradas foram executadas considerando essas questões. Já o quiz de exercícios foi utilizado pelos alunos como uma ferramenta pedagógica que foi disponibilizado na internet durante o período de uma semana. A percepção do aprendizado foi feita através da observação de discussões nas aulas e da análise do desempenho dos alunos do 1º e 2º bimestre de 2017 e de uma turma do noturno que não utilizou a metodologia. O aprendizado também foi percebido através do quiz computacional avaliativo. Observamos uma melhora no desempenho da turma que utilizou os quizzes. Finalmente, foi elaborado um quiz computacional de avaliação do material para saber o que os alunos acharam dos quizes, da metodologia e de suas motivações para a aprendizagem, o qual foi aplicado no ano de 2017. Desses alunos 82% aprovaram o material de apoio e 91% avaliaram positivamente o trabalho. Então, é possível observar que os quizes podem ser uma ferramenta pedagógica importante para o processo de ensino/aprendizagem, por ser uma tecnologia de informação e comunicação contemporânea dos nossos alunos-
Descrição: dc.descriptionToday young people use technology extremely easily. The use of this technological resource, which is part of the student’s daily life, and it challenges teachers to apply this into their pedagogical practice. The question that arises in the educational environment is whether the classroom teacher can compete with this resource. Perhaps, the teacher does not have to compete, but rather work with this technological tool, as suggested by NCPs and LDB. In this research, two computational quizzes were applied in order to know what students and teachers think about the use of information and communication technology (ICT) in the classroom, in 2016. It can be noticed by the answers given to the quizzes that the ICT is rarely used in classes. In addition, it was observed that teachers and students consider them an important didactic resource as a contribution to the improvement of teaching/learning process, and that the lack of some didactic resources such as materials to support the teacher and the lack of structure at schools have been some of the obstacles to use them. Thus, a sequence of 4 classes was elaborated with the theme electricity, for the 3rd year of highschool at Colégio Estadual Lauro Corrêa (CELC), which was applied in the 2nd two-month period of 2017. Aiming to assist the teaching/learning process in these classes, computational quizzes were elaborated, namely: a) a computational quiz on previous knowledge of the students; b) a computational quiz of exercises and c) a computational quiz on evaluation of learning. We emphasize that the elaboration of the lesson and the quizzes were inspired by the theories of learning by Marco Antonio Moreira, Ausubel and by the works of Roediger, who says that this instructional tool has an important contribution to the learning process. It was noticed by the prior knowledge quiz: a) it showed the obstacles that arise for the students' learning and b) it contributes in the application of the teacher's class. In this sense, the lessons already elaborated were executed considering these questions. Yet, the exercise quiz was used by the students as a pedagogical tool which was available on the internet for a period of one week. The perception of learning was made through the observation of discussions in classes and the analysis of the performance of the students of the 1st and 2nd two-month periods of 2017 and of a night class that did not use the methodology. The learning was also perceived through the evaluative computational quiz. We observed an improvement in the performance of the class that used the quizzes. Finally, a computer evaluation quiz was developed to know what the students thought about the quizes, the methodology and their motivations for learning, which was applied in 2017. Of these students, 82% approved the support material and 91% rated the work positively. Therefore, it is possible to observe that the quizes can be an important pedagogical tool for the teaching/learning process, as it is a contemporary information and communication technology for our students-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCiência-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectQuiz-
Palavras-chave: dc.subjectTIC's-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciência-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectJogo educativo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectScience-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical-
Palavras-chave: dc.subjectQuiz-
Palavras-chave: dc.subjectTIC's-
Título: dc.titleQuiz computacional: elaboração, aplicação e avaliação de um recurso didático tecnológico como ferramenta de ensino/aprendizagem-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.