Perspectivas da educação física escolar: narrativas sobre experiências que ultrapassam os muros da escola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChaves, Iduina Mont‘Alverne-
Autor(es): dc.contributorMarendino, Rosane Barbosa-
Autor(es): dc.contributorSilva, Gilmar Oliveira da-
Autor(es): dc.contributorTavares, Ana Beatriz Correia de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorFonseca, Ingrid Ferreira-
Autor(es): dc.contributorSouza, Gabriela Conceição de-
Autor(es): dc.contributorNhary, Tania Marta Costa-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Leandro Gouveia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:18:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:18:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14656-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768032-
Descrição: dc.descriptionNesta pesquisa, busquei compreender a cultura, os ―modos de pensar, sentir e agir‖ (MORIN, 2004), apreendidas nas experiências dos corpos dos estudantes de um grupo de alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ, do Campus Duque de Caxias durante a Educação Física Escolar, a partir de atividades em lugares que extrapolaram os ―muros‖ da escola. O referencial teórico-metodológico se ancorou nos princípios da Sociologia do Cotidiano de Michel Maffesoli, da Epistemologia da Complexidade de Edgar Morin, da Teoria do Imaginário de Gilbert Durand, além de se sustentar na Pesquisa Narrativa proposta por Iduina Chaves, dentre outros que pisam o mesmo solo paradigmático. No que tange ao campo de pesquisa, busquei capturar as ―ideias-força‖ (ARAÚJO, 2004), as imagens e os simbolismos, a partir das seguintes heurísticas: registros em caderno de campo que tiveram como objetivo retratar as vivências e experiências dos alunos do Ensino Médio do IFRJ Duque de Caxias (sujeitos desta pesquisa) nas aulas de Educação Física; oficinas realizadas em lugares diferenciados que foram além dos ―muros‖ da escola; fotos e filmagens como fontes de registros das atividades/oficinas, ou seja, do que foi ̳vivido em ato‘; mosaico realizado por meio de um trabalho de recorte e colagem de imagens, a partir das atividades/oficinas ministradas dentro da disciplina de Educação Física; pintura de telas que complementaram as oficinas e demais atividades; desenhos realizados na areia; letras de músicas evocadas logo após as atividades e entrevistas narrativas como representativas do sentido e significado da experiência vivida nas atividades programadas. As ideias-força se constituíram em torno do sensível, da liberdade, da confiança, da união, da alegria, do trabalho em equipe, da força, da criatividade e do respeito ao próximo. Como principais conclusões, a pesquisa apontou para importância da Educação Física Escolar na formação dos valores que regem a formação integral do aluno, a partir de atividades que ultrapassaram os ―muros‖ da escola, alcançando lugares diferenciados, levando em consideração a experiência vivida pelo corpo, suas nuanças e o sensível-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionOn the course of this research, I sought to understand the culture, the ways of thinking, feeling and acting (MORIN, 2004), held through experiences from body of the students from High School group from ―Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ‖, in Duque de Caxias, during the Physical Education class with activities in places that surpass the school ―walls‖. The theoretical-methodological framework attached itself to the principles of ―Socioantropologia do Cotidiano‖ by Michel Maffesoli, on ―Epistemologia da Complexidade‖ by Edgar Morin, on Gilbert Durand with his ―Teoria do Imaginário‖ and the contribution from ―Pesquisa Narrativa‖ made by Iduina Chaves, among others that step on the same paradigmatic soil. Regarding the research field, I sought to understand the idea-strength (ARAÚJO, 2004), the images and symbolisms, from the following heuristics: registers in field notebooks facing the experiences from the High School students from IFRJ – Duque de Caxias (subjects of the research) in the Physical Education classes; workshops that took place in differentiated places, which went beyond the school ―walls‖; pictures and footage as record source from the activities/workshops; which means, from what was ―lived in act‖; mosaic made by a cut out and pasted image work by the workshops/activities provided inside the Physical Education discipline; oil panting that fulfill the workshops; drawings on sand; song lyrics evoked right after the activities and narratives interviews as representation from both sense and meaning from the experience witnessed through the programmed activities. The idea-strength formed itself around the sensitive, freedom, trust, union, joy, team work, strength, creativity and respect to others. As main conclusions, the research points out the importance of Physical Education in the development of values which rule the Student ́s integral formation, with activities that surpass the school ―walls‖ in differentiated places, taking into consideration the experience lived by the body, its changes and the sensitive-
Descrição: dc.description181 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física escolar-
Palavras-chave: dc.subjectCorpo-
Palavras-chave: dc.subjectSimbolismo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectSimbolismo-
Palavras-chave: dc.subjectEsporte escolar-
Palavras-chave: dc.subjectSchool physical education-
Palavras-chave: dc.subjectBody-
Palavras-chave: dc.subjectSymbolism-
Título: dc.titlePerspectivas da educação física escolar: narrativas sobre experiências que ultrapassam os muros da escola-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.