AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM INDUSTRIAL E A INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerraz, Fernando de Toledo-
Autor(es): dc.contributorCPF:89675522222-
Autor(es): dc.contributorMello, José Manoel Carvalho de-
Autor(es): dc.contributorCPF:51489425722-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783181J6-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Amaury de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:18:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:18:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-11-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2006-05-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18173-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768023-
Descrição: dc.descriptionThe professional education of adolescents in Brazil is of great relevance and the present time, to judge for the paper of the Industrial Learning, developed for the SENAI, destined the young of 14 the 24 years, as recognized instrument of formation of young workers for Brazilian industry. In Brazil it has been common the adoption of these programs for the formation and introduction of apprentices in the work market. As a subject little studied in our country, this work has as objective to investigate the effectiveness of this type of program, analyzing the models of industrial learning developed by the units of the SENAI of the State of Minas Gerais, as well as the model of financing. We used as sources reports of SENAI, INEP, beyond research with the controlling and supervisors of the organizations that possess contract with the apprentices. The conclusions are based on the some types of involved actors with the program of industrial learning, which had identified aspects of different nature that they influence in the effectiveness of the program.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense-
Descrição: dc.descriptionA educação profissional de adolescentes no Brasil é de grande relevância e atualidade, a julgar pelo papel da Aprendizagem Industrial, desenvolvida pelo SENAI, destinada aos jovens de 14 a 24 anos, como reconhecido instrumento de formação de jovens trabalhadores para indústria brasileira.No Brasil tem sido comum a adoção destes programas para a formação e introdução de aprendizes no mercado de trabalho. Como um assunto pouco estudado em nosso país, este trabalho tem como objetivo investigar a eficácia deste tipo de programa, analisando os modelos de aprendizagem industrial desenvolvido pelas unidades do SENAI do Estado de Minas Gerais, bem como o modelo de financiamento. Foram utilizados como fontes relatórios do SENAI, INEP, além de pesquisas com os gerentes e supervisores das organizações que possuem contrato com os aprendizes. As conclusões são baseadas nos vários tipos de atores envolvidos com o programa de aprendizagem industrial, os quais identificaram aspectos de diferente natureza que influenciam na eficácia do programa.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional-
Palavras-chave: dc.subjectEmpregabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectCompetitividade-
Palavras-chave: dc.subjectProfessional education-
Palavras-chave: dc.subjectJobs-
Palavras-chave: dc.subjectCompetitiveness-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleAVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM INDUSTRIAL E A INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.