A evasão no ensino superior: um estudo de caso do curso de engenharia de produção da Universidade Federal Fluminense

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHecksher, Suzana Dantas-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Emmanuel Paiva de-
Autor(es): dc.contributorFigueiredo, Marcelo Gonçalves-
Autor(es): dc.creatorParreira, Douglas Batista-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:18:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:18:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-26-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-26-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14125-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768021-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivos analisar, caracterizar e propor diretrizes para enfrentamento da evasão escolar no curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense - UFF. O estudo configura-se como um estudo de caso e a metodologia estabelecida considerou os dados sobre evasão no período de 2008 a 2018, cedidos pela coordenação do curso, além de informações coletadas por intermédio de questionário eletrônico respondido por mais de 25% dos alunos evadidos no período em análise. Os resultados encontrados, mediante uma análise qualiquantitativa dos dados, indicam que a evasão ocorre com mais frequência durante o início da graduação do aluno, sendo mais comum o desligamento de sua matrícula dar-se por solicitação oficial frente à instituição. A universidade, contudo, carece quanto à investigação acerca dos principais fatores que levam o aluno a sair do curso e este estudo contribui para a identificação de perfil dos evadidos e de fatores que concorreram para a evasão do curso de Engenharia de Produção na última década. Em grande parte, são alunos que moram longe da Escola de Engenharia e que ingressam preferindo outro curso de graduação ou instituição de ensino superior — potencializados a sair pelo desinteresse nas disciplinas — enquanto, em menor número, são os estudantes com dificuldade em ser aprovados em disciplinas e que reclamam da falta de acolhimento por parte da universidade-
Descrição: dc.descriptionThis academic research aims to analyze, characterize and propose guidelines for coping with school dropout in the Industrial Engineering course at the Universidade Federal Fluminense - UFF. The research is set up as a case study and the established methodology considered the data on avoidance in the period 2008 to 2018, provided by the coordination of the course, in addition to information collected through an electronic questionnaire answered by more than 25% of the students evaded in the period under analysis. The results obtained, through a qualitative analysis of the data, indicate that evasion occurs more frequently during the beginning of the student's graduation, and it is more common for the student to withdraw from enrollment at an official request to the institution. The university, however, lacks research as to the main factors that lead the student to leave the course, therefore, this study contributes to the identification of the dropouts' profile and the factors that influenced their evasion of the course of Industrial Engineering in the last decade. To a great extent, they are students who live far from the campus and who prefer to take another undergraduate course or higher education institution — which are made possible by the disinterest of the disciplines — while, in a smaller number and under a less elitist view, with difficulty in being approved in disciplines and that complain of the lack of reception by the university-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectUFF-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de produção-
Palavras-chave: dc.subjectPerfil do evadido-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de produção-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante universitário-
Palavras-chave: dc.subjectDropout-
Palavras-chave: dc.subjectHigher education-
Palavras-chave: dc.subjectIndustrial engineering-
Palavras-chave: dc.subjectDropout profile-
Título: dc.titleA evasão no ensino superior: um estudo de caso do curso de engenharia de produção da Universidade Federal Fluminense-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.