A Política entre Holismo e Individualismo Metodológico: algumas tendências de abordagem nos livros didáticos adotados pelo PNLD

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilveira, Elisabete Cristina Cruvello da-
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Rosana da Câmara-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Marcus Vinícius Cardeal de Miranda Ribeiro de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:18:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:18:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9846-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767973-
Descrição: dc.descriptionAinda que a Sociologia possua um amplo espectro no que concerne às suas escolas teóricas, variando do Comportamentalismo ao Interacionismo Simbólico, da École des Annales à Escola de Frankfurt, decorre historicamente, desde seus primeiros tempos, uma distinção de maior magnitude, a qual é diluída por (quase) todo o seu corpo acadêmico. Tal distinção é fundamentada na observação e análise dos fenômenos sociais a partir de prismas díspares, porque não antagônicos, os quais podem ser divididos como dois paradigmas hegemônicos: o Holismo, cujo pilar máximo é o arcabouço constituído por Émile Durkheim; e o Individualismo Metodológico, creditado devidamente a Max Weber. Os livros adotados pelo último Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para a disciplina Sociologia, designados para o Ensino Médio, imersos neste contexto, transpõem didaticamente estes paradigmas, por meio de inextrincáveis peculiaridades. Isto, pois, a seleção do conteúdo implica a adoção de abordagens e recortes que deflagram algumas pré-noções dos responsáveis pelo material didático. Passando ao largo da tentativa de explicar as razões específicas dos autores ou as causas macro-sociais que formaram suas preferências teóricas, pretendemos identificar e comentar a distribuição e ênfase dada aos paradigmas supracitados nas obras “Ensino de Sociologia no Ensino Médio” de Nelson Tomazi e “Tempos Modernos – Tempos de Sociologia” de Helena Bomeny e Bianca Freire-Medeiros, especificamente no que tangem às passagens que trabalham aspectos relacionados à Política e os papéis dos indivíduos e instituições em seu engenho-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectHolismo-
Palavras-chave: dc.subjectIndividualismo metodológico-
Palavras-chave: dc.subjectTransposição didática-
Palavras-chave: dc.subjectPNLD-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático-
Palavras-chave: dc.subjectHolismo-
Palavras-chave: dc.subjectDurkheim, Émile, 1858-1917-
Palavras-chave: dc.subjectIndividualismo-
Palavras-chave: dc.subjectWeber, Max, 1864-1920-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia-
Título: dc.titleA Política entre Holismo e Individualismo Metodológico: algumas tendências de abordagem nos livros didáticos adotados pelo PNLD-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.