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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Leal Junior, Ilton Curty | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Newton Narciso | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Marcelino Aurélio Vieira da | - |
Autor(es): dc.contributor | Guabiroba, Ricardo César da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Ludmila Guimarães | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:18:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:18:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6512 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767970 | - |
Descrição: dc.description | A atividade portuária é essencial para o desenvolvimento dos países e a adequada infraestrutura e eficiência operacional são importantes para a competitividade dos portos. Os desempenhos dos terminais portuários refletem nos resultados econômicos do país como um todo, porém, o aumento das movimentações, além da contribuição econômica, gera impactos ambientais e sociais. Nesse sentido, a avaliação de desempenho sustentável nos portos pode trazer contribuição para profissionais, pesquisadores e sociedade. Para este trabalho, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais para levantamento dos indicadores de sustentabilidade e compreensão da estrutura de avaliação de desempenho no setor. Dos estudos pesquisados, não houve um consenso acerca dos indicadores de sustentabilidade aplicados a cada aspecto, nem sobre a estrutura de avaliação de desempenho. A maioria dos trabalhos encontrados não avalia o desempenho nos portos considerando os aspectos de sustentabilidade. Assim, este trabalho tem como objetivo propor e aplicar um método que contribua para a avaliação dos portos, especificamente dos terminais de contêineres, que congregue os aspectos do conceito de sustentabilidade: econômica, ambiental e social. Sobre o método, verificou-se que predomina o uso de valores pontuais e/ou médios dos indicadores e que a utilização destes valores pode conduzir a decisões inapropriadas, uma vez que os mesmos não consideram os riscos e incertezas, podendo apresentar de forma equivocada o comportamento de um sistema. Dessa forma, escolheu-se a utilização da Simulação de Monte Carlo, uma vez que a mesma contribui para as análises e possíveis decisões dos gestores sobre o desempenho dos terminais de contêineres, tendo em vista que possibilita a verificação das distribuições de probabilidades dos desempenhos de cada terminal. | - |
Descrição: dc.description | Port activity is essential for the development of countries and adequate infrastructure and operational efficiency are important for the competitiveness of ports. The performances of the port terminals reflect in the economic results of the country as a whole, however, the increase of the movements, besides the economic contribution, generates environmental and social impacts. In this sense, the evaluation of sustainable performance in ports can bring contribution to professionals, researchers and society. For this work, bibliographical and documentary research was carried out to survey sustainability indicators and to understand the structure of performance evaluation in the sector. From the studies surveyed, there was no consensus on the sustainability indicators applied to each aspect, nor on the structure of performance evaluation. Most of the works found do not evaluate the performance in the ports considering the aspects of sustainability. Thus, this paper aims to propose and apply a method that contributes to the evaluation of the ports, specifically the container terminal, that brings together aspects of the concept of sustainability: economic, environmental and social. The use of punctual and / or average values of the indicators predominates, and that the use of these values may lead to inappropriate decisions, since they do not consider the risks and uncertainties, and may misrepresent the behavior of a system. Thus, Monte Carlo simulation was chosen because it contributes to the analysis and possible decisions of the managers on the performance of the container terminals, since it allows the verification of the distributions of probabilities of the performance of each terminal. | - |
Descrição: dc.description | 99 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Volta Redonda | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Terminais de contêineres | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação de desempenho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Simulação de Monte Carlo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Terminal de contêineres | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação de desempenho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Simulação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Container terminals | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance assessment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Monte Carlo simulation | - |
Título: dc.title | Método para avaliação do desempenho sustentável de terminais de contêineres | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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