Diálogos entre psicologia e educação inclusiva: construindo um guia para a prática da mediação escolar de alunos com TEA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCoelho, Cristina Lúcia Maia-
Autor(es): dc.contributorLehmann, Lúcia de Melo e Souza-
Autor(es): dc.contributorQueiroz, Paulo Pires de-
Autor(es): dc.contributorRojas, Angelina Accetta-
Autor(es): dc.contributorBarreto, Claudia Marcia Borges-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Rafaela Brittz Lisbôa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:18:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:18:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30268-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767958-
Descrição: dc.descriptionA proposta desta pesquisa é investigar e tecer possibilidades de contribuição da psicologia no campo da inclusão e da mediação escolar para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo. Por ser uma função nova no campo da educação, não há uma definição específica sobre o papel do mediador e temos pouca bibliografia na área. Em contrapartida, cresce a cada dia a demanda por mediadores, principalmente para alunos com TEA. Através da pesquisa das práticas atuais da mediação escolar em escola privada no município de Niterói, identificamos como ocorre a inclusão de alunos com TEA em ensino regular, levantamos os principais desafios da inclusão, concluímos que o papel do mediador escolar é promover a autonomia de seu aluno, e por fim, apontamos que a psicologia pode contribuir para a mediação escolar de alunos com TEA, e que, através de teorías como Piagetiana, Vygotskyana, Psicanálise e Teoria Cognitiva Comportamental, o mediador encontra um suporte teórico para embasar a sua prática. Como produto da pesquisa, foi construído um guia norteador para esta prática em formato de livro digital (e-book).-
Descrição: dc.descriptionThe proposal of this project is to investigate and weave possibilities of contribution of the psychology in the field of the inclusion and the school mediation for students with autism spectrum disorder. Because it is a new function in the field of education, there is no specific definition of the role of the mediator and we have little bibliography in the field. On the other hand, the demand for mediators, especially for students with asd, grows daily. Through the research of current practices of school mediation in a private school in the city of Niterói, we identified how the inclusion of students with ASD in regular education occurs, we raised the main challenges of inclusion, we concluded that the role of the school mediator is to promote the autonomy of their student, and finally, we point out that psychology can contribute to the school mediation of students with ASD, and that, through theories such as Piaget, Vygotsky, Psychoanalysis and Cognitive Behavioral Theory, the mediator finds theoretical support to his practice. As a product of the research, a guiding guide for this practice was created in digital book format (e-book).-
Descrição: dc.description86 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAutismo; Inclusão; Mediador Escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva, Transtorno autístico, Psicologia educacional, Mediação-
Palavras-chave: dc.subjectAutism; Inclusion; School Mediator-
Título: dc.titleDiálogos entre psicologia e educação inclusiva: construindo um guia para a prática da mediação escolar de alunos com TEA-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.