Educação Infantil a que será que se destina? Diálogos, conversas e contos com crianças e professores sobre os sentidos de educar com as infâncias

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChaves, Iduína Edite Mont’Alverne Braun-
Autor(es): dc.contributorSilva, Gilmar Oliveira da-
Autor(es): dc.contributorMarendino, Rosane Barbosa-
Autor(es): dc.contributorSampaio, Carmen Diolinda da Silva Sanches-
Autor(es): dc.contributorNhary, Tânia Marta Costa-
Autor(es): dc.contributorGuedes, Adrianne Ogêda-
Autor(es): dc.creatorCastilho, Flávia Ferreira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:18:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:18:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-24-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28597-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767954-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa propõe, como tema central, compreender os sentidos da experiência da Educação Infantil no âmbito da UFF, buscando mapear a cultura, os modos de pensar, sentir e agir de um grupo de crianças e de professores pertencentes aos agrupamentos multietários. Procurou-se com os estudos, perceber os significados, as sensações e percepções que emergem das ações de professoras e crianças no cotidiano escolar da Educação Infantil do COLUNI/UFF. O referencial teórico-metodológico fundamentou-se na Antropologia da Complexidade de Edgar Morin, na Sociologia do Cotidiano de Michel Maffesoli, na Antropologia do Imaginário de Gilbert Durand, nos estudos sobre infância e nos contributos da Pesquisa Narrativa proposta por Clandinnin e Conelly, Passeggi e Chaves, dentre outros. O grupo de sujeitos da pesquisa foi formado por professores e crianças da escola em estudo. As heurísticas adotadas foram a análise mítico-simbólica das entrevistas narrativas realizadas com crianças e professores e análise mítico-simbólica dos desenhos produzidos por estes ao longo da realização das entrevistas. Através da hermenêutica simbólica, identificou-se as imagens, evidenciando seu potencial significativo em cada uma das experiências compartilhadas ao longo dos encontros. Como principais conclusões, esta pesquisa aponta para o potencial formativo ancorado na possibilidade de professores e crianças narrarem e refletirem sobre e a partir de suas experiências, contribuindo para a emergência de um fazer cotidiano nas escolas comprometido com as necessidades e interesses apontados pelas crianças e adultos envolvidos em relações de aprendizados, considerando ainda as contradições, os acasos, as relações antagônicas e complementares que constituem esses ambientes, fomentando abordagens que apostem em uma perspectiva de educação que considere o prosaico e o poético, a razão e a emoção, a dimensão da norma e a dimensão da vida e que acima de tudo se proponha ao cultivo da alma.-
Descrição: dc.descriptionEsta investigación propone, como tema central, comprender los significados de la experiencia de Educación Infantil en el ámbito de la UFF, buscando mapear la cultura, las formas de pensar, sentir y actuar de un grupo de niños y docentes. Los estudios buscaron comprender los significados, sensaciones y percepciones que emergen de las acciones de docentes y niños en el cotidiano de la Educación Infantil del COLUNI/UFF. El marco teórico-metodológico se basó en la Antropología de la Complejidad de Edgar Morin, la Sociología de la Vida Cotidiana de Michel Maffesoli, la Antropología de lo Imaginario de Gilbert Durand, los estudios sobre la infancia y los aportes de la Investigación Narrativa propuestos por Clandinnin y Conelly, Passeggi y Claves, entre otros. El grupo de sujetos de investigación estuvo conformado por docentes y niños de la escuela objeto de estudio. Las heurísticas adoptadas fueron el análisis mítico-simbólico de las entrevistas narrativas realizadas con niños y docentes y el análisis mítico-simbólico de los dibujos producidos por ellos durante las entrevistas. A través de la hermenéutica simbólica se identificaron las imágenes, evidenciando su potencial significativo en cada una de las experiencias compartidas durante los encuentros. Como principales conclusiones, esta investigación apunta al potencial formativo anclado en la posibilidad de docentes y niños de narrar y reflexionar sobre y desde sus experiencias, contribuyendo al surgimiento de una práctica cotidiana en las escuelas comprometida con las necesidades e intereses señalados por niños y niñas. adultos involucrados en las relaciones de aprendizaje, considerando también las contradicciones, los accidentes, las relaciones antagónicas y complementarias que constituyen estos entornos, fomentando enfoques que apuesten por una perspectiva educativa que considere lo prosaico y lo poético, la razón y la emoción, la dimensión de norma y la dimensión de vida y que, sobre todo, apunten a cultivar el alma.-
Descrição: dc.description203 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectImaginário-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectImaginário-
Palavras-chave: dc.subjectEducación Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEscuela-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectImaginario-
Título: dc.titleEducação Infantil a que será que se destina? Diálogos, conversas e contos com crianças e professores sobre os sentidos de educar com as infâncias-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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