Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Delou, Cristina Maria Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor | Cavalcanti, Diana Negrão | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves, Jacqueline MacDowell | - |
Autor(es): dc.contributor | Cruz, Osilene Maria de Sá e Silva da | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Neuza Rejane Wille | - |
Autor(es): dc.creator | Brito, Andrey Campanuci de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:18:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:18:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30228 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767949 | - |
Descrição: dc.description | A educação inclusiva é, hoje, um grande desafio. Os Super-Heróis fazem parte do cotidiano tanto de crianças, como adolescentes e adultos. Eles representam o bem, mau, os sonhos, e as utopias dos seres humanos. Muitos apresentam deficiências e talentos e são eles que mostram como vencer os desafios humanos com honradez e sabedoria. Pensando assim, este projeto de pesquisa foi elaborado para levar aos professores que atuam em sala de aula uma nova alternativa de estímulos pedagógicos. O objetivo geral do projeto foi criar um guia baseado na descrição do comportamento, personalidade, socialização, pontos fortes e fracos, apresentados por heróis de histórias em quadrinhos do universo Marvel, com vistas a mediação do trabalho pedagógico na educação inclusiva. A metodologia utilizada se constituiu de abordagem qualitativa, com uso do estudo de caso e do tipo exploratório, tornando a Educação Especial familiar aos professores através dos Super-Heróis. O estudo foi realizado passando pelas seguintes etapas: levantamento bibliográfico; oficina pedagógica; questionário on-line, com perguntas abertas (n= 4) e fechadas (n= 2), coletadas, tratadas e analisadas estatisticamente. Os participantes da pesquisa foram sete (n=7) professores e dez (n=10) estudantes de escola pública de ensino fundamental, público-alvo da Educação Especial, doze (n=12) estudantes no Curso de Verão da Escola de Inclusão e um (n=1) aluno na modalidade da Educação 4.0. Os resultados mostraram que os professores devem se capacitar para inserir atividades lúdicas para sala de aula e levar esse tipo de projeto para crianças que possuem necessidades especiais, promovendo maior interação, socialização e troca de experiências entre todos os ambientes de ensino. | - |
Descrição: dc.description | Inclusive education is today a major challenge. Superheroes are part of the daily lives of children, adolescents and adults. They represent the good, the bad, the dreams, and the utopias of human beings. Many have deficiencies and talents and they are the ones who show how to overcome human challenges with honesty and wisdom. With this in mind, this research project was designed to bring to teachers who work in the classroom a new alternative of pedagogical stimuli. The general objective of the project was to create a guide based on the description of behavior, personality, socialization, strengths and weaknesses, presented by comic book heroes from the Marvel universe, with a view to mediating pedagogical work in inclusive education. The methodology used consisted of a qualitative approach, using the case study and the exploratory type, making Special Education familiar to teachers through Super-Heroes. The study was carried out through the following steps: bibliographic survey; pedagogical workshop; online questionnaire, with open (n = 4) and closed (n = 2) questions, collected, treated and analyzed statistically. The research participants were seven (n = 7) teachers and ten (n = 10) students from a public elementary school, the target audience of Special Education, twelve (n = 12) students in the Summer Course at the Inclusion School and one (n = 1) student in the Education 4.0 modality. The results showed that teachers should be able to insert playful activities into the classroom and take this type of project to children with special needs, promoting greater interaction, socialization and exchange of experiences between all teaching environments. | - |
Descrição: dc.description | 132 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Heróis, Público da Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial, Educação inclusiva, Pessoa com deficiência, Herói | - |
Palavras-chave: dc.subject | Heroes, Special Education Public, Specialized Educational Service. | - |
Título: dc.title | Guia pedagógico para educação inclusiva: heróis de histórias em quadrinhos em sala de aula | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: