A aurora do mundo: propostas sobre um certo cinema contemporâneo

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Autor(es): dc.contributorVieira, João Luiz-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783160U4-
Autor(es): dc.contributorFerraz, Maria Cristina Franco-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781243Y7-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1047081958993345-
Autor(es): dc.creatorBezerra, Julio Carlos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:18:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:18:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31959-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767946-
Descrição: dc.descriptionUma espécie de “nova onda transnacional”, única desde meados dos anos 60, vem se afirmando ao longo das últimas décadas. É curioso atentarmos para o fato de que realizadores tão diferentes como Apichatpong Weerasethakul, Claire Denis, Hou HsiaoHsien, Tsai Ming-Liang e Pedro Costa, além de muitos outros, tais como Edward Yang, Karim Aïnouz, Lucrecia Martel, Gus Van Sant, apresentam uma sensibilidade em relação aos valores do mundo e do cinema de vários pontos de contato. Algo que os aproxima, sem dúvida, de grandes nomes do cinema moderno, reafirmando questões tradicionais em outros termos, em um processo de radicalização do movimento de esvaziamento da noção de representação em nome de outras formas de apreensão da realidade. O objetivo desta tese é recuperar uma tradição esquecida dentro da teoria cinematográfica de autores de inspiração fenomenológica, como Andre Bazin, Amédée Ayfre, Michel Mourlet, Roger Munier e Jean Mitry, com o intuito de atender a uma demanda que vem dos próprios filmes, que operam na diluição de todas as fronteiras e dualismos (entre conceito e sentimento, entre corpo e personagem, entre o “real” e seus prolongamentos espectrais, entre mise-en-scène e exercício do olhar), e procuram nos encantar com suas imagens e força sensorial. Maurice Merleau-Ponty e Gilles Deleuze também são convocados e nos ajudam a investigar os filmes de Denis, Costa, Tsai e Apichatpong. O que se afirma, ao fim, é uma maneira diversa de ver o cinema, como um processo de figuração constante, em uma dialética entre o pensado e o impensado, entre o visível e o invisível. O cinema como uma arte que faz falar o espaço e a luz que aí estão, que capta o olhar das coisas, que não é uma apreciação, nem um julgamento do mundo, mas crença e fé no nascimento continuado deste-
Descrição: dc.descriptionOver the past few decades, contemporary film is displaying a certain "new transnational wave", unique since the mid-60s. Filmmakers as diverse as Apichatpong Weerasethakul, Claire Denis, Hou Hsiao-Hsien, Tsai Ming-Liang and Pedro Costa, along with many others, such as Edward Yang, Karim Aïnouz, Lucrecia Martel, Gus Van Sant, show a similar sensitivity towards the values of the world and of the cinema. A sensitivity that comes without a doubt from modern cinema, reaffirming traditional questions on other terms, in a process of radicalization of the movement of emptying and questioning the notion of representation on behalf of other ways of apprehending reality. The aim of this thesis is to recover a forgotten tradition within film theory of authors inspired by phenomenology, such as Andre Bazin, Amédée Ayfre, Michel Mourlet, Roger Munier and Jean Mitry, in order to meet a demand that comes from the movies themselves, which operate at a dilution of all boundaries and dualisms (between concept and feeling, between body and character, between "real" and its spectral extensions, between mise-en-scène and an exercise of looking), and seek to enchant us with their images and sensory force. Maurice Merleau-Ponty and Gilles Deleuze are also summoned and help us investigate the films of Denis, Costa, Tsai and Apichatpong. What is affirmed in the end is a different way of seeing film as a constant process of figuring in a dialectic between thought and thoughtless, between the visible and the invisible. Film not as a consideration or a judgment on the world, but as belief and faith in its continued birth-
Descrição: dc.description270 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCinema - história e crítica-
Palavras-chave: dc.subjectFenomenologia-
Palavras-chave: dc.subjectCrítica cinematográfica-
Título: dc.titleA aurora do mundo: propostas sobre um certo cinema contemporâneo-
Título: dc.titleThe dawn of the world: proposals on a certain contemporary film-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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