Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Farias, Florence Moellmann Cordeiro de | - |
Autor(es): dc.contributor | Valverde, Alessandra Leda | - |
Autor(es): dc.contributor | Chinelli, Maura Ventura | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos Junior, Fernando Martins dos | - |
Autor(es): dc.creator | Martorano, Lucas Haidar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:18:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:18:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11515 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767937 | - |
Descrição: dc.description | A prática de ensino, em muitos casos, ainda consiste no modelo de aula expositiva tradicional. Com a finalidade de envolver e promover uma aprendizagem significativa, algumas estratégias vêm sendo aplicadas. Uma abordagem que pode ser adotada com este intuito são as oficinas temáticas, pois além de promoverem uma aula mais dinâmica e com experimentações, a contextualização pode ser empregada, tornando a aula mais conectada com a realidade dos alunos. Uma teoria de aprendizagem que coincide nesta abordagem é a teoria de David Ausubel: teoria da aprendizagem significativa. A teoria se baseia na ideia de que o novo conhecimento se relaciona de maneira não-literal e não-arbitrária com um saber já existente na estrutura cognitiva do aluno. Esta interação é responsável pela significação do novo e o enriquecimento de conceitos do conhecimento prévio relacionado. Visto isto, este trabalho constitui-se no desenvolvimento, na aplicação e na avaliação de uma oficina temática no ensino de conceitos de química orgânica, como isomeria, e sua relação com as gorduras em uma turma da 3ª série do ensino médio do Colégio Estadual Pinto Lima em Niterói – RJ. Sob tal perspectiva e com os resultados obtidos, a oficina temática apresenta-se como uma estratégia das diversas ferramentas existentes que contribuem para despertar o interesse dos alunos e promover uma aprendizagem menos mecanizada | - |
Descrição: dc.description | The practice of teaching, in many cases, still consists of a traditional expository classroom model. In order to involve and promote meaningful learning, the various measurements are being applied. Educational practices can be adopted with the aim of promoting the practice of a more dynamic class and with experimentation, a contextualization can be employed, making the class more connected with the reality of the students. A learning theory that coincides in this approach is David Ausubel's theory of significant learning. The theory is based on the idea that the new knowledge relates in a non-literal and non-abstract way with an already existing knowledge in the student’s cognitive structure. This interaction is responsible for the significance of the new and the enrichment of concepts of related prior knowledge. Considering this, this work constitutes the development, application and evaluation of a thematic workshop in the teaching of concepts of organic chemistry, as isomeria, and its relation with the fats in a class of the 3rd high school of Pinto Lima State College in Niterói – RJ. In this perspective and with the result obtained the thematic workshop presentes itself as a strategy of the various existing tools that contribute to arouse students interest and promote less mechanized learning | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química orgânica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gordura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção intelectual | - |
Título: dc.title | A química nas gorduras: uma oficina temática | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: