Leitura de imagens visuais: recurso potencializador do ensino e aprendizagem no processo educacional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraújo, Flávia Monteiro de Barros-
Autor(es): dc.contributorNajjar, Jorge Nassim Vieira-
Autor(es): dc.contributorMocarzel, Marcelo Siqueira Maia Vinagre-
Autor(es): dc.creatorJardim, Valéria Trindade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:18:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:18:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15351-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767936-
Descrição: dc.descriptionEm nossa vida diária, estamos rodeados por imagens visuais, seja através da arte, da mídia, da publicidade ou da internet, imagens estas, que contém informações, ideias e conceitos. Nesta perspectiva, esse estudo tem como foco a discussão relacionada com a leitura de imagens visuais entrelaçada com a visualidade, a Arte, a Educação e a reprodutibilidade imagética. Partindo do pressuposto de que o ato de interpretar é conferir sentido a imagem que se vê, e de que elas são manifestações de representações artístico- culturais, desta forma, pertencem a um determinado contexto sócio histórico. O trabalho busca criar uma ponte teórica e analítica com o texto “A obra de Arte na era de sua reprodutibilidade técnica de Walter Benjamin e com proposições teórico/metodológicas de autores como Ana Mae Barbosa, Donis Dondis, Fernando Hernández, John Berger, apresentando iconografia como fonte de conhecimento no processo de visualidade e produção de sentidos da leitura das imagens visuais-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionIn our daily lives, we are surrounded by visual images, whether through art, the media, advertising or the internet, images that contain information, ideas and concepts. In this perspective, this study focuses on the discussion related to the reading of visual images intertwined with visuality, Art, Education and imaging reproducibility. Starting from the assumption that the act of interpreting is to give meaning to the image that is seen, and that they are manifestations of artistic-cultural representations, in this way, belong to a certain socio-historical context. The work seeks to create a theoretical and analytical bridge with the text "The work of art in the era of its technical reproducibility of Walter Benjamin and with theoretical / methodological propositions of authors such as Ana Mae Barbosa, Donis Dondis, Fernando Hernández, John Berger, presenting iconography as a source of knowledge in the process of visuality and production of senses of the reading of visual images-
Descrição: dc.description114 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura de imagens visuais-
Palavras-chave: dc.subjectVisualidade-
Palavras-chave: dc.subjectArte-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectReprodutibilidade-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso educativo-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectInterpretação de imagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de arte-
Palavras-chave: dc.subjectReading visual images-
Palavras-chave: dc.subjectVisuality-
Palavras-chave: dc.subjectArt-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectReproducibility-
Título: dc.titleLeitura de imagens visuais: recurso potencializador do ensino e aprendizagem no processo educacional-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.