Percepção de alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental e alunos de quatro cursos de Licenciatura sobre o mosquito Aedes aegypti e as arboviroses

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Marcelo Nocelle de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9926701743816225-
Autor(es): dc.contributorTissi, Renata Nalim Basílio-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9405628024642361-
Autor(es): dc.contributorSilva, André Luiz Gomes da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7913307240182478-
Autor(es): dc.creatorReis, Caroline Coutinho Carneiro Freitas dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:18:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:18:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24981-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767934-
Descrição: dc.descriptionAs arboviroses são consideradas um grave problema de saúde pública que vem aumentando no Brasil a cada ano, tendo a necessidade de realização do controle desse vetor num processo contínuo e vigilante. Campanhas governamentais têm sido realizadas, porém o conhecimento sobre essas doenças é passado de forma superficial, sendo esse conhecimento de extrema importância, pois o agravamento das doenças pode levar ao óbito. O presente estudo tem como objetivo investigar o conhecimento prévio dos alunos do 7° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Miracema/RJ e a representação social de alunos de quatro cursos de Licenciatura do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior/UFF em Santo Antônio de Pádua/RJ, no que diz respeito às arboviroses e seu principal vetor, o mosquito Aedes aegypti. Na Educação Básica utilizou a confecção de desenhos como metodologia para a obtenção do conhecimento prévio dos alunos, enquanto que no Ensino Superior utilizou-se a evocação livre de palavras. Os resultados indicaram que na Educação Básica há necessidade de enfocar o comportamento do vetor para que as campanhas de controle e prevenção sejam mais efetivas. Na Educação Superior, os dados demonstraram que os licenciandos em Ciências Naturais e Física têm a água parada como principal representação da dengue, enquanto que os licenciandos em Pedagogia e Matemática têm como principais representações questões relativas a doença. Na Educação Superior deve-se estruturar projetos de extensão visando abordar diversas questões como criadouros do mosquito vetor e sintomas e consequências das arboviroses.-
Descrição: dc.descriptionArboviroses are considered a serious public health problem that has been increasing in Brazil every year, with the need to control this vector in a continuous and vigilant process. Government campaigns have been carried out, but the knowledge about these diseases is passed in a superficial way, being this knowledge of extreme importance, because the worsening of the diseases can lead to death. The present study aims to investigate the previous knowledge of 7th grade students of a public school in Miracema/RJ and the social representation of students from four undergraduate courses of the Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior/UFF in Santo Antônio de Pádua/RJ, regarding arboviroses and its main vector, the Aedes aegypti mosquito. In Basic Education it used the making of drawings as a methodology to obtain the previous knowledge of the students, while in Higher Education it was used the free evocation of words. The results indicated that in Basic Education there is a need to focus on vector behavior so that control and prevention campaigns are more effective. In the Higher Education, the data demonstrated that the students in Natural Sciences and Physics they have the water stopped like main representation of dengue, whereas the students in Pedagogy and Mathematics take questions relative to disease as main representations. In Higher Education, extension projects should be structured to address several issues such as vector mosquito breeding and symptoms and consequences of arbovirosis.-
Descrição: dc.description35 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAedes aegypti-
Palavras-chave: dc.subjectArboviroses-
Palavras-chave: dc.subjectCriadouros-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação Social-
Palavras-chave: dc.subjectEvocação Livre de Palavras-
Palavras-chave: dc.subjectDesenhos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em Saúde-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Naturais-
Palavras-chave: dc.subjectAedes aegypti-
Palavras-chave: dc.subjectArboviroses-
Palavras-chave: dc.subjectNurseries-
Palavras-chave: dc.subjectSocial Representation-
Palavras-chave: dc.subjectFree evocation of words-
Palavras-chave: dc.subjectDrawings-
Palavras-chave: dc.subjectHealth Education-
Título: dc.titlePercepção de alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental e alunos de quatro cursos de Licenciatura sobre o mosquito Aedes aegypti e as arboviroses-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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