Criação e uso de simuladores virtuais como ferramentas educativas para o ensino de química na educação básica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Cauê Torres de Oliveira Guedes-
Autor(es): dc.contributorCova, Rose Mary Latini-
Autor(es): dc.contributorAguiar, Joana Guilares de-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Fabiana Monteiro de-
Autor(es): dc.creatorBrum, Jonathan de Brito-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:18:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:18:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26593-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767930-
Descrição: dc.descriptionO grau de abstração é um dos principais obstáculos que permeia a química no ensino básico. A própria natureza dos conceitos científicos demanda um raciocínio abstrato para serem compreendidos, dessa forma, ocorre a criação de representações (modelos) com a finalidade de facilitar tal raciocínio para educandos. Aliado a tal recurso, pode-se utilizar o artificio da ludicidade como elemento motivador e construtor do conhecimento, visto que esta impacta as zonas de desenvolvimento do aluno, atuando de forma eficaz no processo de aprendizagem. Dentre as ferramentas lúdicas, as simulações virtuais têm ganhado espaço nas salas de aula, pois são uma linguagem mais atual e por serem baratos, práticos e acessíveis a maior parte dos alunos, devido a estes estarem inseridos na tecnologia virtual. Portanto, o intuito principal deste trabalho foi a criação e posterior aplicação de simuladores virtuais como ferramentas educativas para o ensino de química, com ênfase em teoria das colisões e velocidade de reação. O software foi aplicado em três turmas, sendo uma em escola e duas em um curso preparatório militar, tendo como objetivo observar o impacto das atividades lúdicas na forma de simulações virtuais na validação das teorias propostas. Para isso realizado o exame das falas dos alunos e as respostas do questionário diagnóstico. Assim foi possível observar que a utilização de simuladores virtuais com a ludicidade compõem uma metodologia válida, tendo em vista o grande número de respostas coerentes com a teoria estudada.-
Descrição: dc.descriptionThe degree of abstraction is one of the main obstacles that permeates chemistry in primary education. The nature of scientific concepts requires abstract reasoning to be understood, thus, the creation of representations (models) occurs in order to facilitate such reasoning for students. Allied to this resource, the artifice of playfulness can be used as a motivating and constructive element of knowledge, since it impacts the student's development zones, acting effectively in the learning process. Among the playful tools, virtual simulations have attained space in the classrooms, as they are a more current language and because they are cheap, practical and accessible to most students, since then are inserted in virtual technology. Therefore, the main purpose of this work was the creation and subsequent application of virtual simulators as educational tool for teaching chemistry, with emphasis on collision theory and reaction rate. The software was applied in three classes, one in a school and two in a pre-military course, aiming to observe the impact of playful activities in the form of virtual simulations in the validation of the proposed theories. The examination of the students' statements, as well as the survey questionnaire, allow us to observe that the use of virtual simulations with playfulness compose a valid methodology, given the large number of answers consistent with the theory studied.-
Descrição: dc.description69 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectSimulador virtual-
Palavras-chave: dc.subjectLudicidade-
Palavras-chave: dc.subjectCinética química-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectLúdico-
Palavras-chave: dc.subjectFísico-química-
Palavras-chave: dc.subjectCinética química-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry education-
Palavras-chave: dc.subjectVirtual simulator-
Palavras-chave: dc.subjectPlayfulness-
Palavras-chave: dc.subjectChemical kinetics-
Título: dc.titleCriação e uso de simuladores virtuais como ferramentas educativas para o ensino de química na educação básica-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.