Democratização e a permanência no ensino superior: uma discussão a partir da análise do perfil dos alunos de ciências sociais da uff

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Raquel Guilherme De-
Autor(es): dc.creatorMartins, Natália da Cruz Moraes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:18:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:18:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24306-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767925-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo visa compreender o impacto que as políticas públicas voltadas para a expansão e democratização do acesso ao ensino superior causaram no perfil do discente do curso de graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense de Niterói no ano de 2019. O estudo aqui apresentado foi orientado pelo método quantitativo, e realizado a partir de uma fonte de dados secundária. Os resultados sugerem que a composição socioeconômica dos alunos do curso supracitado, reflete de maneira tímida as recentes medidas adotadas pelo governo federal, destinadas ao estímulo ao ingresso de alunos oriundos de camadas populares no ensino superior. Há um percentual relevante de estudantes que ingressam na universidade exercendo algum tipo de atividade remunerada e boa parte deles ainda contribuem com a renda mensal familiar. Em suma, tais aspectos demonstram a importância da implementação de programas de assistência estudantil voltados à permanência do discente, como auxílio-alimentação e auxílio-transporte, além de auxílio financeiro através da concessão de bolsas.-
Descrição: dc.descriptionThis paper aims to understand the effect of the expansion and affirmative action's implementation of the Brazilian higher education through the analysis of the undergraduate students of Social Sciences profile’s from Fluminense Federal University of Niterói. The research was made by the quantitative method and carried out from a secondary data source. The results show that most of Social Science’s undergraduate students belong to the median class. There is a relevant percentage of the students who affirmed to have a paid job. Another relevant percentage contributes to the family's monthly income. These results point out the importance to carry out public policies in universities to support students came from lowincome class, such as food and transportation assistance, in addition to financial aid through the granting of scholarships.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCurso de Ciências Sociais-
Palavras-chave: dc.subjectNiterói-
Palavras-chave: dc.subjectPerfil do estudante-
Palavras-chave: dc.subjectDemocratização do acesso-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectAcesso à educação-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante universitário-
Palavras-chave: dc.subjectSocial Science-
Palavras-chave: dc.subjectUndergraduate profile-
Palavras-chave: dc.subjectAffirmative action-
Título: dc.titleDemocratização e a permanência no ensino superior: uma discussão a partir da análise do perfil dos alunos de ciências sociais da uff-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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