Tesouro da juventude: interfaces entre Educação e Psicanálise em círculos de cultura

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantiago, Mylene Cristina-
Autor(es): dc.contributorCoutunho, Luciana Gaceiro-
Autor(es): dc.contributorCarneiro, Cristiana-
Autor(es): dc.contributorWill, Sharon-
Autor(es): dc.creatorBouzada, Emília Naura Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:18:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:18:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15568-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767908-
Descrição: dc.descriptionEssa pesquisa nasceu do desejo em dar continuidade aos estudos e aos trabalhos que venho desenvolvendo no decorrer do meu percurso de pesquisas, que têm olhar e escuta às questões subjetivas e objetivas que atravessam as/os adolescentes/jovens. O meu arcabouço teórico inicial adveio dos estudos das Obras de Paulo Freire (Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Autonomia) e Sigmund Freud em (O Mal-Estar na Civilização). O encontro das teorias de abordagem Freireana e Freudiana aponta a palavra como fonte de transgressão e transformação do sujeito diante a vida. O objetivo de pesquisa teve como foco promover abertura de espaço dialógico, Círculo de Cultura, na escola em que a Palavra da/do adolescente/jovem pudesse circular de forma a apontar aberturas aos entendimentos dos adolescentes/jovens no mundo contemporâneo com base na apresentação de suas narrativas. A pesquisa-intervenção foi a metodologia de cunho qualitativo que melhor se aplicou aos objetivos desse trabalho, que fez uso dos Círculos de Culturas (FREIRE, 2019), possibilitando a investigação do pensamento crítico e o entendimento das questões sociais-políticas e culturais que afetam a vida das/dos adolescentes/jovens na Era da Globalização e, em especial, do momento político vivenciado no período das intervenções, que coincidiu com as eleições de 2018. A proposta de pesquisa-intervenção fez corpo, tomou forma e delineou o nosso caminhar, o nosso fazer junto, promovendo a garimpagem ao encontro do Tesouro da Juventude, metáfora usada para articular adolescências/juventudes em sua historicidade e subjetividades. Para construir esse trabalho foi necessário ir ao encontro dos tesouros da minha própria juventude para poder chegar às juventudes outras. Os resultados encontrados indicam que a vida dos sujeitos, adolescentes/jovens participantes da pesquisa, me convocou a um novo fazer com o propósito de construir junto aos educandas/educandos o fortalecimento de um laço afetivo com a escola. O diálogo horizontalizado, ocorridos nos Círculos de Cultura, evidenciou que este deveria se estender aos seus lares e aos espaços sociais, ampliando a participação e o protagonismo dos jovens/adolescentes. Uma nova juventude se apresenta e, por isso, se faz imprescindível escutar suas novas narrativas de vida, bem mais potentes e menos alienante. Por fim, o encontro entre Educação e Psicanálise destaca a palavra em sua potência (FREIRE), em seu poder de cura (FREUD), convergindo e se materializando para novos Tesouros da Juventude. Que a vida e a escola acolham a palavra das/dos adolescentes/jovens como sendo os nossos tesouros da juventude-
Descrição: dc.descriptionEsta investigación na cedeldeseo de dar continuidad a los estudios y trabajos que vengo desarrollando em el transcurso de mis investigaciones y trabajos a partir de la mirada y escucha subjetiva y objetiva que atraviesan los adolescentes y los jóvenes. Mis bases teóricas iniciales proceden de los estudios de las obras de Paulo Freire (Pedagogía del Oprimido y Pedagogía de la Autonomía) y de Sigmund Freud (El mal estaren la civilización). El encuentro entre estas dos teorias consideran a la palabra como fuente de transgresión y transformación del sujetodelante de la vida. Por esta razón, el objetivo de la investigación tuvo como foco principal promover la abertura del espacio dialógico y círculo de cultura en la escuelaen la que el adolescente y El joven pueden transitar em el sentido de comprender los entendimientos de los adolescentes y jóvenes del mundo contemporâneo teniendo como base sus propias narrativas. La investigación-intervención fue de corte cualitativo, la cualfue la mejor que se adecuó a los objetivos del trabajo, haciendo uso de los Círculos de Cultura (FREIRE, 2019) que dieron pie a la investigación de pensamiento crítico y el entendimiento de lãs cuestiones socialespolíticas y culturales que afectan a la vida de los adolescentes y jóvenes en la era de la globalización y, en especial, del momento político vivido em el período de las intervenciones, que coincidiócon las elecciones de 2018. La propuesta de intervención tomo cuerpo, forma y delineó nuestro camino, nuestro hacer juntos, promoviendo arduamente el encuentro del tesoro de la juventud, como una metáfora usada para articular adolescencias y juventudes em su historia y subjetividad. Para la construcción de este trabajo fue necesario ir al encuentro de los tesoros de mi propia juventud para poder llegar a esas otras juventudes. Entre los resultados encontrados se destaca que la vida de los sujetos, adolescentes y jóvenes participantes de la investigación, provoco un nuevo hacer con el propósito de construir juntos a los educandos y educandas em el fortalecimiento de um lazo afectivocon la escuela. También, el diálogo horizontal ocurrido en los Círculos de Cultura, evidenció que debía ser entendido como sus hogares y espacios sociales, donde los jóvenes y los adolescentes son los protagonistas. Conello, aparece una nueva juventud que hace que se a imprescindible escuchar sus nuevas narrativas de vida, siendo más potentes y menos lineales. Por último, el encuentro entre Educación y Psicoanálisis destaca la palabra em su potencia (FREIRE) y em su poder (FREUD), convergiéndose y materializándose para nuevos tesoros de la juventud. Por este aspecto, la vida y la escuela podría a coger la palabra de los adolescentes y jóvenes como los nuevos tesoros de la juventud-
Descrição: dc.description154 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPsicanálise-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescências-
Palavras-chave: dc.subjectJuventudes-
Palavras-chave: dc.subjectCírculo de cultura-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPsicanálise-
Palavras-chave: dc.subjectJuventude-
Palavras-chave: dc.subjectEducación-
Palavras-chave: dc.subjectPsicoanálisis-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescencia-
Palavras-chave: dc.subjectJuventud-
Palavras-chave: dc.subjectCírculo de cultura-
Título: dc.titleTesouro da juventude: interfaces entre Educação e Psicanálise em círculos de cultura-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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