Rock e cinema no Brasil dos anos 80

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Fernando Morais da-
Autor(es): dc.creatorVellutini, Daniel Braga-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:18:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:18:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5570-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767896-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo entender as relações entre as indústrias cinematográfica e fonográfica brasileiras no contexto dos anos 80. Estes dois mercados se encontram principalmente através da produção voltada para o público juvenil e dos grupos do chamado BRock. Neste sentido, buscou-se fazer um traçado da consolidação do mercado do disco no Brasil, tendo em vista o papel da televisão e do rádio; da trajetória da canção popular no cinema brasileiro; a formação da juventude enquanto mercado consumidor e sua representação no cinema. Com isso pôde-se perceber que rádio, cinema e televisão tiveram desde o início de suas atividades a presença marcante da música como meio de integração e que nos anos 80, com maior estruturação dos mercados culturais, essas relações se fortalecem gerando estratégias integradas de divulgação das produções, calcadas no BRock e na juventude. Tal integração se demonstra, apesar de intensa e lucrativa, ter curta duração - o que não a impediu de deixar uma forte marca na cultura de massa do Brasil-
Descrição: dc.descriptionThe present study aims to understand the exchanges between film and music industries in the Brazilian context of the ‘80s. These two markets interact mainly through their production for a young audience and the so-called BRock groups. Therefore, it is discussed the consolidation of the music industry in Brazil, given the role of television and radio; the path of popular music in Brazilian cinema; the development of the youth as a consumer market and its representation in cinema. Thus it could be stated that radio, cinema and television have had, since the very beginning of their histories, the strong presence of music as a means of integration, and in the 80s, with greater structuring of cultural markets, these relationships are strengthened ocasioning on integrated strategies for the promotion of their productions, based on BRock and the young people. This integration demonstrates, despite being intense and profitable, to have a short life - which did not stop it from leaving a strong imprint on mass culture in Brazil-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRock-
Palavras-chave: dc.subjectCinema brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectJuventude-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria cultural-
Palavras-chave: dc.subjectCinema brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectRock-
Palavras-chave: dc.subjectJuventude-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria cultural-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian cinema-
Palavras-chave: dc.subjectRock’n’roll-
Palavras-chave: dc.subjectTeenpictures-
Título: dc.titleRock e cinema no Brasil dos anos 80-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.