Entre Realismo e Fantástico: A dualidade estética e temática em Guy de Maupassant

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Autor(es): dc.contributorLeal, Paula Glenadel-
Autor(es): dc.contributorKempinska, Olga Donata Guerizoli-
Autor(es): dc.contributorCatharina, Pedro Paulo Garcia Ferreira-
Autor(es): dc.creatorMartins, Fabiane Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:18:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:18:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30461-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767887-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa propõe a análise da presença de elementos realistas e fantásticos na produção do escritor francês Guy de Maupassant a partir de três narrativas curtas escolhidas, sendo elas O Horla, Luísa la Roque e A cabeleira. Em sua obra, desenvolvida durante a segunda metade do século XIX, o autor nos convida a desvendar diferentes modos de interpretação do real, em um embate epistemológico característico da literatura fantástica. Esta última, dividida entre crenças populares, religião e ciência, é responsável por questionar certezas em torno dos mistérios do universo, ganhando um espaço central na obra deste autor. Nesse sentido, é preciso notar que o grande progresso ocorrido na França do século XIX, ligado ao florescimento de novas ciências, assim como de determinados ramos da medicina, influenciaram a escrita fantástica de Maupassant, criando condições ideais para que o escritor renovasse o gênero. Representando um momento de transição para a literatura do século XX, Maupassant uniu o gênero fantástico ao estudo de patologias mentais. O indivíduo é a peça central em suas histórias, que o autor decifra aos poucos, em meio a alucinações de uma mente fragilizada por seres que se escondem ora nos cantos escuros de uma casa vazia, ora nas profundezas de uma mente que prega peças. Além disso, a influência de Maupassant para a literatura do século XX se revela no que David Roas chama de pseudo-fantásticos (ROAS, 2011, p. 45), diferentes expressões literárias que incorporam em sua base uma preocupação com o cientificismo visto durante o século anterior e a manutenção de uma estrutura fantástica.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionDans son œuvre, développée au cours de la seconde moitié du XIXe siècle, l'auteur nous invite à dévoiler de différentes manières d'interprétation du réel, dans un conflit épistémologique caractéristique de la littérature fantastique. Cette dernière, partagée entre les croyances populaires, la religion et la science, est chargée de remettre en question les certitudes entourant les mystères de l'univers, gagnant une place centrale dans l'œuvre de cet auteur. En ce sens, il convient de noter que le grand progrès qui a eu lieu en France au XIXe siècle, lié à l'épanouissement de nouvelles sciences, ainsi que de certaines branches de la médecine, ont influencé l'écriture fantastique de Maupassant, en créant des conditions idéales pour que l'écrivain renouvelle le genre. Représentant un moment de transition pour la littérature du XXe siècle, Maupassant a uni le genre fantastique à l'étude de pathologies mentales. L'individu est la pièce centrale de ses récits, que l'auteur décrypte peu à peu, parmi des hallucinations d'un esprit affaibli par des êtres qui se cachent tantôt dans les recoins sombres d'une maison vide, tantôt au fond d'un cerveau qui joue des tours. Par ailleurs, l'influence de Maupassant sur la littérature du XXe siècle se révèle dans ce que David Roas appelle les pseudo-fantastiques (ROAS, 2011, p. 45), différentes expressions littéraires qui intègrent à leur base une préoccupation du scientisme vu pendant le siècle antérieur et le maintien d'une structure fantastique.-
Descrição: dc.description113 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMaupassant-
Palavras-chave: dc.subjectFantástico-
Palavras-chave: dc.subjectRealismo-
Palavras-chave: dc.subjectCiência-
Palavras-chave: dc.subjectModernidade-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura francesa-
Palavras-chave: dc.subjectFicção fantástica-
Palavras-chave: dc.subjectRealismo na literatura-
Palavras-chave: dc.subjectModernidade-
Palavras-chave: dc.subjectMaupassant, Guy de 1850-1893 crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectMaupassant-
Palavras-chave: dc.subjectFantastique-
Palavras-chave: dc.subjectLe réalisme-
Palavras-chave: dc.subjectLa science-
Palavras-chave: dc.subjectLa modernité-
Título: dc.titleEntre Realismo e Fantástico: A dualidade estética e temática em Guy de Maupassant-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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