Quem conhece, aprova? Uma análise das peças publicitárias do "novo" ensino médio

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilveira, Elisabete Cristina Cruvello da-
Autor(es): dc.contributorPereira, Natália Silva-
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Rosana da Câmara-
Autor(es): dc.creatorProtasio, João Verani-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:18:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:18:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21864-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767870-
Descrição: dc.descriptionConsiderando o peso da mídia na dinâmica da sociedade brasileira contemporânea e as propostas pelo governo Temer para reformar o Ensino Médio no país como tendo impacto direto na vida de jovens e profissionais de educação, esse artigo tem como objeto as peças publicitárias do “Novo” Ensino Médio. Busca analisar a produção de sentidos sobre a reforma e os mecanismos de construção do consenso mobilizados. Sete vídeos transmitidos pela televisão e divulgados na página do Ministério da Educação (MEC) no Youtube entre 2016 e 2017 são analisados à luz das contribuições de Bourdieu, Pinto, Frigotto, Ramos, Ferreti e Silva. Parte-se do suposto que a proposta de mudanças nesse segmento da educação básica incorpora antigas reformas e discursos, articulando-se a conjuntura política de regressão dos direitos sociais e de acirramento das desigualdades sociais e educacionais-
Descrição: dc.descriptionConsidering the weight of the media in the dynamics of contemporary brazilian society and the proposals by the Temer government to reform high school in the country as having a direct impact on the lives of young people and education professionals, this article has as its object the advertising pieces of the “New” High School. It seeks to analyze the production of meanings about the reform and the mechanisms of consensus building mobilized. Seven videos broadcast on television and posted on the Ministry of Education (MEC) Youtube page between 2016 and 2017 are analyzed in the light of the contributions of Bourdieu, Pinto, Frigotto, Ramos, Ferreti and Silva. It is assumed that the proposal for changes in this segment of basic education incorporates old reforms and discourses, articulating the political conjuncture of regression of social rights and the intensification of social and educational inequalities-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectNovo ensino médio-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de discurso-
Palavras-chave: dc.subjectGoverno Temer-
Palavras-chave: dc.subjectProdução de sentidos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectReforma educacional-
Palavras-chave: dc.subjectPublicidade-
Palavras-chave: dc.subjectNew high school-
Palavras-chave: dc.subjectSpeech analysis-
Palavras-chave: dc.subjectTemer Government-
Palavras-chave: dc.subjectProduction of meanings-
Título: dc.titleQuem conhece, aprova? Uma análise das peças publicitárias do "novo" ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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