Da escola do campo à Universidade: narrativa de lutas, resistências e transformações sociais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Francisa Marli Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4192469439181304-
Autor(es): dc.contributorNeves, Lucas do Couto-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6094146260224679-
Autor(es): dc.contributorGomes, Jacqueline de Souza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5288043215984971-
Autor(es): dc.contributorLima Junior, Maurilio Machado-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8166193437308045-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8067251366737517-
Autor(es): dc.creatorSantos, Pablo Peixoto de Jesus-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:18:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:18:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-13-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32668-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767862-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho, em formato de narrativa autobiográfica crítica, tem como objetivo descrever, reflexivamente, a trajetória política e social de um estudante, destacando as suas experiências vivenciadas desde a escola Alice do Amaral Peixoto até a conclusão da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal Fluminense (UFF), no município de Santo Antônio de Pádua. Portanto, o trabalho destaca as contradições presentes na Educação Rural, como o fechamento de escolas do campo e a falta de formação política para docentes da educação básica nesse contexto. Entre os muitos eventos que formam essa narrativa, o texto apresenta reflexões sobre a resistência da comunidade do Salgueiro, que evitou o fechamento da escola Alice do Amaral Peixoto, assim como a participação crucial de estudantes e docentes da UFF durante todo o processo. Por um lado, a narrativa prossegue descrevendo a jornada de transformação política desse estudante, impulsionada pela Educação do Campo na UFF, desde o seu ingresso por meio do ENEM - via políticas de ações afirmativas - até a conscientização sobre as desigualdades sociais enfrentadas pelas comunidades rurais. Por outro lado, o texto coloca em destaque o papel de um estudante de origem campesina como conselheiro tutelar, defendendo o direito à educação e assumindo uma posição de liderança contra o fechamento de escolas do campo, reforçando a importância da Educação do Campo na formação de líderes. Entre as conclusões do trabalho, a narrativa enfatiza o papel essencial do Conselho Tutelar na promoção da proteção integral da criança e do adolescente, em parceria estratégica com as escolas do campo. Além disso, entre as muitas análises e reflexões que a narrativa propõe, um aspecto precisa ser evidenciado: a formação acadêmica na Licenciatura em Educação do Campo na UFF foi crucial para a formação, reconhecimento e consolidação identitária desse estudante, forjando a sua existência enquanto educador do campo. Essa existência tem sido pautada por ações concretas, como a revitalização de uma escola do campo e o aumento significativo no número de matrículas, entre outras ações exitosas. A reeleição do Conselheiro Tutelar em 2023 reflete o reconhecimento da comunidade e os impactos positivos da educação emancipatória recebida na UFF, evidenciando a Educação do Campo como um elemento catalisador de mudanças sociais significativas na comunidade.-
Descrição: dc.descriptionThis work, in the form of a critical autobiographical narrative, aims to reflectively describe the political and social trajectory of a student, highlighting his experiences from the Alice do Amaral Peixoto school to completing a degree in Rural Education at the Fluminense Federal University (UFF), in the municipality of Santo Antônio de Pádua. The work therefore highlights the contradictions present in rural education, such as the closure of schools in the rural areas and the lack of political training for basic education teachers in this context. Among the many events that make up this narrative, the text presents reflections on the resistance of the Salgueiro community, which prevented the closure of the Alice do Amaral Peixoto school, as well as the crucial participation of UFF students and teachers throughout the process. On the one hand, the narrative goes on to describe this student's journey of political transformation, driven by Field Education at UFF, from his entry through ENEM - via affirmative action policies - to his awareness of the social inequalities faced by rural communities. On the other hand, the text highlights the role of a student from a rural background as a guardianship advisor, defending the right to education and taking a leadership position against the closure of rural schools, reinforcing the importance of Rural Education in training leaders. Among the conclusions of the work, the narrative emphasizes the essential role of the Guardianship Council in promoting the full protection of children and adolescents, in strategic partnership with rural schools. In addition, among the many analyses and reflections that the narrative proposes, one aspect needs to be highlighted: academic training in the Degree in Rural Education at UFF was crucial for the formation, recognition and consolidation of this student's identity, forging his existence as a rural educator. This existence has been guided by concrete actions, such as the revitalization of a rural school and a significant increase in the number of enrolments, among other successful actions. The re-election of the Guardianship Councilor in 2023 reflects the recognition of the community and the positive impacts of the emancipatory education received at UFF, highlighting Rural Education as a catalyst for significant social change in the community.-
Descrição: dc.description38 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação do campo-
Palavras-chave: dc.subjectLiderança política-
Palavras-chave: dc.subjectTransformações sociais-
Palavras-chave: dc.subjectRural education-
Palavras-chave: dc.subjectPolitical leadership-
Palavras-chave: dc.subjectSocial transformations-
Título: dc.titleDa escola do campo à Universidade: narrativa de lutas, resistências e transformações sociais-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.