A ascensão da física no ensino secundário e o papel do Colégio Pedro II

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLemos, Nivaldo Agostinho-
Autor(es): dc.contributorCosta Junior, Antônio Tavares da-
Autor(es): dc.contributorNunes, Wallace de Castro-
Autor(es): dc.creatorSilva, Camilla Schausse Vasconcelos da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:18:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:18:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3920-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767859-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo expor a origem do ensino da Física como disciplina isolada no ensino secundário no Brasil, com destaque para o Colégio Pedro II, paradigma de instituição de ensino no século XIX. Desde a inauguração do Colégio, em 1838, até 1925, as disciplinas Física e Química eram justapostas, pertenciam à mesma cadeira. A partir deste ano, o país, influenciado pelo exemplo francês de ensino, estabelece a separação das disciplinas em questão. São expostos os programas de ensino dos anos de 1926 (Física – Colégio Pedro II) e de 2012 (Currículo Mínimo de Física do Estado do Rio de Janeiro). É feita uma comparação entre os dois programas, procurando destacar as diferenças de ênfases e conteúdos, com vista a identificar aspectos do currículo de 1926 que podem ser inspiradores nos dias de hoje-
Descrição: dc.descriptionThis work aims at showing the origin of the teaching of physics as an isolated discipline in secondary education in Brazil, highlighting the Colégio Pedro II, paradigm of educational institution in the nineteenth century. Since the opening of the Colégio in 1838, until 1925, Physics and Chemistry were juxtaposed subjects, belonged to the same chair. From 1926, the country, influenced by the French example of teaching, establishes the separation of the disciplines in question. The educational programs for the years 1926 (Physics, Colégio Pedro II) and 2012 (Minimum Curriculum for Physics of the State of Rio de Janeiro) are presented. A comparison between the two programs is made, seeking to highlight the differences in emphasis and contents in order to identify aspects of the 1926 curriculum which may be inspiring today-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil - Século XIX-
Palavras-chave: dc.subjectColégio Pedro II-
Palavras-chave: dc.subjectSeparação das disciplinas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino carioca - Século XXI-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectFísica (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectColégio Pedro II-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectBrazil – Nineteenth Century-
Palavras-chave: dc.subjectColegio Pedro II-
Palavras-chave: dc.subjectSeparation of disciplines-
Palavras-chave: dc.subjectRio education – 21st Century-
Título: dc.titleA ascensão da física no ensino secundário e o papel do Colégio Pedro II-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.