Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dias, Ângela Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Ceila Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Bines, Rosana Kohl | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Paula Fernanda dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:18:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:18:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22524 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767851 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho de pesquisa tem por finalidade analisar dois romances contemporâneos: O Jardim do Diabo, do escritor e cronista Luís Fernando Verissimo, e O Xangô de Baker Street, do humorista Jô Soares. Cabe, aqui, compreender os estilos das obras e suas referências intertextuais. A metaficção – base da construção das duas obras – realça o caráter autoconsciente da literatura policial, da ironia e da paródia. O Jardim do Diabo é o primeiro romance de Verissimo. Com seu característico tom de humor, o autor descreve uma ficção policial dentro de uma outra narrativa policial, desdobrando e duplicando temas, ações e personagens, de fora pra dentro, do ‘real’ para o ‘fictício’. A metaficção, portanto, se manifesta em forma de mise en abyme, o que torna a construção não somente autoconsciente, mas também autorreferencial. O Xangô de Baker Street é um romance de metaficção historiográfica, como descrito nos moldes feitos por Linda Hutcheon (1991). Com a inserção de personagens fictícias – Sherlock Holmes e Dr. Watson – e de personalidades históricas, o autor brinca com fatos que fazem parte da história nacional, descanonizando heróis e desconstruindo narrativas consagradas. O teor paródico é, então, encontrado em duas vias: paródia de literatura policial, simbolizada pela temática e pelas personagens doyleanas; e paródia da historiografia oficial, simbolizada pelas manipulações irônicas de fatos reconhecidos | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | This dissertation aims to analyze two contemporary novels: O Jardim do Diabo, by writer and chronicler Luis Fernando Verissimo, and O Xangô de Baker Street, by comedian Jô Soares. It is here to understand the styles of the works and their intertextual references. Metafiction - the basis for the construction of the two works - highlights the self-conscious character of detective literature, irony and parody. O Jardim do Diabo is Verissimo's first novel. With his characteristic tone of humor, the author describes a detective fiction within another detective narrative, duplicating themes, actions and characters, from outside to inside, from the ‘real’ to the ‘fictitious’. Metafiction, therefore, manifests itself in the form of mise en abyme, which makes the construction not only self-conscious, but also self-referential. O Xangô de Baker Street is a novel of historiographic metafiction, as described by Linda Hutcheon (1991). Inserting fictional characters - Sherlock Holmes and Dr. Watson - and of historical personalities, the author plays with facts that are part of national history, decanonizing heroes and deconstructing consecrated narratives. There is a two-way parodic content: parody of detective literature, symbolized by the theme and by the doylean characters; and parody of official historiography, symbolized by the ironic manipulations of known facts | - |
Descrição: dc.description | 148f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metaficção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura policial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paródia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Luís Fernando Verissimo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jô Soares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ficção policial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paródia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metafiction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Detective fiction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Parody | - |
Título: dc.title | A metaficção, a paródia e o policial em Luis Fernando Veríssimo e Jô Soares | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: