Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mendonça, Paulo Knauss de | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Carina Martins | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Marieta Moraes | - |
Autor(es): dc.creator | Cunha, Bruno Ornelas da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:18:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:18:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-03-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-03-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/8823 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767850 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação tem por objetivo demonstrar a possibilidade da utilização da história local como meio de facilitar a compreensão do conteúdo escolar de História. Foi escolhido como objeto de estudo para exemplificar a proposta abordada a cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro. Através da realização de um jogo que pode ser desenvolvido ao longo do ano letivo e que reúne a pesquisa de conteúdo sobre a história local, passando por uma comparação de fotografias sobre a cidade e um debate sobre as mesmas, culminando num jogo de cartas sobre a história local. Dessa forma, este trabalho procurou desenvolver nos estudantes o protagonismo, já que foram eles os grandes construtores das etapas do jogo, estabelecer o contato dos mesmos com a história do local que os cerca e incentivá-los a desenvolver o senso crítico através da observação do meio em que vivem. Foram utilizadas fontes bibliográficas que abordam e debates sobre assuntos como Memória, história local e a utilização de jogos no meio e no processo educativo. O jogo desenvolvido serve, então, como possibilidade de interligar o estudante com a história da cidade em que mora, colocando-o como observador e crítico de assuntos que abordam relacionados a mesma. Como protagonistas do processo eles tem a possibilidade de perceber as mudanças ocorridas, as permanências, as tensões políticas, econômicas e sociais envolvidas dentro da lógica histórica. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | This dissertation aims to demonstrate the possibility of using local history as a means to facilitate the understanding of the school content of History. It was chosen as an object of study to exemplify the proposal addressed to the city of Niterói, in the state of Rio de Janeiro. Through a game that can be developed throughout the school year and that brings together content research on local history, a comparison of photographs about the city and a debate about them, culminating in a card game about the city. Local history. In this way, this work tried to develop in the students the protagonism, since they were the great constructors of the stages of the game, to establish their contact with the history of the place that surrounds them and to encourage them to develop the critical sense through the observation of the In which they live. Bibliographic sources have been used that address and debate on subjects such as Memory, local history and the use of games in the middle and in the educational process. The game developed serves as a possibility to connect the student with the history of the city where he lives, placing him as an observer and critic of issues that deal with it. As protagonists of the process they have the possibility to perceive the changes that have occurred, the permanences, the political, economic and social tensions involved within the historical logic. | - |
Descrição: dc.description | 84f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | - |
Palavras-chave: dc.subject | História local | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espaço educativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fotografias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Protagonismo estudantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo educativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | history teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historia local | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo educativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fotografias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Niterói (RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Local history | - |
Palavras-chave: dc.subject | memory | - |
Palavras-chave: dc.subject | educational space | - |
Palavras-chave: dc.subject | photos | - |
Palavras-chave: dc.subject | student protagonism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational game | - |
Título: dc.title | Jogo urbano: história local no ensino de história | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: