Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vargas, Hustana Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Heringer, Rosana Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Marendino, Rosane Barbosa | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4546032401300439 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4879108966542593 | - |
Autor(es): dc.creator | Leite, Isabel Silveira da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:18:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:18:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15220 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767830 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho trata das escolhas de instituições e cursos superiores por estudantes pobres, buscando identificar se e como se utilizam das novas políticas de acesso para concretizar suas escolhas, tanto no setor público quanto no setor privado. Objetiva, ainda, conhecer se os perfis socioeconômicos são semelhantes nos dois tipos de instituição estudados, um público e outro particular, e quais suas estratégias para o acesso e a conclusão de seus estudos. A pesquisa envolveu, além da revisão bibliográfica e documental sobre recentes políticas de acesso ao ensino superior, a utilização de dados do questionário do ENADE para tipificar os cursos e os perfis dos estudantes estudados, e entrevistas com estudantes de três cursos diferentes nas duas instituições. A ideia central era fazer uma análise comparativa entre os fatores que induzem as escolhas, favorecem o ingresso e posteriormente a afiliação dos estudantes nas instituições públicas e privadas. Ao encontrarmos perfis e estratégias semelhantes nas duas instituições, percebemos, então, que os processos de escolha são permeados de critérios subjetivos (desejos e vontades) com forte influência das possibilidades objetivas (recursos financeiros e trajetória escolar) | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | - |
Descrição: dc.description | This work is about choices of institutions and college courses made by poor students, seeking to identify if and how they use new government policies of access to institutions to concretize their choices, in public institutions as muchs as in private ones. It also aims to understand if the socioeconomic profiles are similar in both types of these reaseached institutions, one public and another private, and which strategies are used by theses profiles to access and finish their courses. This research involved, besides literature search and documentary about recent government policies of access to institutions, using ENADE assessment data to defining the courses and the profiles of the researched students, and interviews with students of three differents courses in these two institutions. The main goal was to analyze comparing the factors that induce the choices, foster and then the affiliation of the students in public and private institutions. When we find similar profiles and strategies in the two types of institutions, we, then, notice the process of choosing are full of subjectivety (wishes and desires) with Strong influence of the objective future possibilities (financial resources and school history) | - |
Descrição: dc.description | 157 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perfil socioeconômico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas de acesso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acesso ao ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política | - |
Palavras-chave: dc.subject | College | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socioeconomic profile | - |
Palavras-chave: dc.subject | Access to institutions policy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Strategies | - |
Título: dc.title | Entre o público e o privado: adequação às políticas de acesso ao ensino superior | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: