Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Chacon, Eluzir Pedrazzi | - |
Autor(es): dc.contributor | Merçon, Fábio | - |
Autor(es): dc.contributor | Borges, Marcia Narcizo | - |
Autor(es): dc.contributor | Chinelli, Maura Ventura | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Ana Beatriz da Silva Jovencio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:18:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:18:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10110 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767827 | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho, apresentamos a elaboração e aplicação das oficinas temáticas “água e a vida no planeta”, “ar e o mundo que não vemos” e “solo e o chão que pisamos”, desenvolvidas no decorrer de uma pesquisa de mestrado e aplicada para estudantes do 3o ano do curso de formação de professores para a educação infantil e ensino fundamental de uma escola pública em Niterói. As oficinas abordaram as propriedades físicas e químicas da matéria de forma dinâmica, crítica e reflexiva e constaram de três momentos: problematização inicial, aquisição do conhecimento e aplicação do conhecimento. Vídeos, rodas de conversa, aula expositiva e a experimentação foram utilizados nas oficinas desenvolvendo cada tema e fomentando uma aprendizagem significativa. Aplicou-se o conhecimento em situações cotidianas diversas e propôs-se aos estudantes a transposição didática do conteúdo aprendido, através da elaboração de um plano de aula de ciências para ser aplicado nos anos iniciais. Esses planos de aula foram usados na avaliação da proposta. As oficinas temáticas apresentaram-se como um excelente instrumento para a aquisição de conhecimento, trazendo uma nova dinâmica facilitadora da aprendizagem. E como produto deste trabalho foi produzido um livreto que contém todas as etapas desenvolvidas nas oficinas temáticas | - |
Descrição: dc.description | In this work, we presented the elaboration and application of the workshops thematic "water and the life in the planet", "air and the world that we don't see" and "soil and the ground that we stepped", developed in the course of a master's degree research and applied for students of the 3rd grade of the course of teachers training for the pre-schooland elementary school of a public school in Niterói. The workshops approached the physical and chemical properties of the matter in a dynamic way, critic and reflexive and they consisted of three moments: initial questioning, acquisition of the knowledge and application of the knowledge. Videos, conversation groups, expositive class and the experimentation were used at the workshops developing each subject and fomenting a significant learning. The knowledge was applied in several daily situations and the didactic transposition of the content learned with that to be supplied in sciences class was evaluated through the elaboration of a class plan.The thematic workshop came as an excellent instrument for the knowledge acquisition, bringing a new facilitative dynamics of the learning. And as product of this work it was produced a playbook that contains all of the stages developed at the thematic workshops | - |
Descrição: dc.description | 87 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oficina temática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química e ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia do ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Thematic workshop | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching of chemistry and sciences | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers training | - |
Título: dc.title | Oficinas temáticas para o ensino de química em um curso de formação de professores | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: