Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Moraes, Carlos Antônio de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Moraes, Carlos Antônio de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Malta, Márcio José Melo | - |
Autor(es): dc.contributor | Ford, Juliana Viana | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Matheus Thomaz da | - |
Autor(es): dc.contributor | Malta, Márcio José Melo | - |
Autor(es): dc.creator | Schocair, Gabriela Mendes Moreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:18:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:18:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11507 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767812 | - |
Descrição: dc.description | A concepção das manifestações culturais como movimentos de resistência contra hegemônicas norteou o direcionamento da pesquisa em tela. Como recorte, optamos pelo aprofundamento no universo do samba, importante bastião e representante da cultura popular no Rio de Janeiro e conhecido no âmbito nacional e internacional. Desta forma, debruçamo-nos nos principais elementos que constituem este estilo musical na capital carioca e em Campos dos Goytacazes, cidade situada no Norte Fluminense, para identificar as diversas frentes que o samba atua como instrumento de resistência à cultura e ao ideário dominantes. Por meio de revisão bibliográfica e do recurso da oralidade, traduzidas em entrevistas realizadas com importantes atores sociais do bairro do Morrinho em Campos/RJ,foi possível construir uma análise crítica acerca da temática, apontando para o fortalecimento da compreensão desta manifestação cultural como resistência histórica aos diversos processos de exclusão e apartamento de um povo e de uma cultura. Assim, analisando letras de samba enredo produzidas no Morrinho e no Rio de Janeiro, pudemos identificá-las enquanto transmissora de mensagens capazes de aguçar a capacidade imaginativa de seus ouvintes e, por ter alcance popular, de possibilitar a propagação de novos códigos culturais importantes na construção de uma nova sociabilidade que envolve outra concepção de sociedade, Brasil e mundo. | - |
Descrição: dc.description | The conception of cultural manifestations as movements of counter-hegemonic resistance guided the direction of research on canvas. As a cutout, we chose to deepen the universe of samba, an important bastion and representative of popular culture in Rio de Janeiro and known nationally and internationally. In this way, we focus on the main elements that constitute this musical style in the capital of Rio de Janeiro and in Campos dos Goytacazes, a city located in Norte Fluminense, to identify the various fronts that samba acts as an instrument of resistance to the dominant culture and ideology. Through a literature review and the orality resource, translated into interviews with important social actors of the Morrinho neighborhood in Campos/RJ, it was possible to construct a critical analysis on the theme, pointing to the strengthening of the understanding of this cultural manifestation as historical resistance to the various processes of exclusion and apartment of a people and a culture. Thus, analyzing lyrics of samba plot produced in Morrinho and Rio de Janeiro, we were able to identify them as a transmitter of messages capable of sharpening the imaginative capacity of their listeners and, for having popular reach, to enable the propagation of new important cultural codes in the construction of a new sociability that involves another concept of society, Brazil and world. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Samba | - |
Palavras-chave: dc.subject | Samba enredo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resistência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hegemonia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Samba | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviço social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidade de baixa renda | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resistência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Campos dos Goytacazes (RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rio de Janeiro (RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enredo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Samba | - |
Palavras-chave: dc.subject | Samba plot | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resistance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hegemony | - |
Palavras-chave: dc.subject | Culture | - |
Título: dc.title | Entre batuques e tambores: o samba do Morrinho em Campos/RJ como resistência histórica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: