Objetos de aprendizagem: possibilidades e dificuldades no ensino de Física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lúcia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorSouza, Carlos Eduardo Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorMansur, Newton Luiz Pires-
Autor(es): dc.creatorMacedo, José Victor Braga de Melo de Farias Barreto de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:18:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:18:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-10-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-10-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7395-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767809-
Descrição: dc.descriptionMuitas críticas têm sido feitas às práticas educacionais atuais na Educação Básica. A ausência de abordagens metodológicas com a inserção das tecnologias de informação e comunicação (TICs) faz parte desse universo de críticas. Assim, com o propósito de contribuir para a melhoria do ensino de Física com a apresentação de um recurso computacional, investigamos teoricamente a viabilidade e as principais recomendações para a inserção das TICs como recurso didático no ensino de Física da Educação Básica. Tomando como base as possibilidades e dificuldades apontadas na bibliografia sobre o uso pedagógico de Objetos de Aprendizagem (OA), produzimos um OA para abordar a astronomia do sistema solar em consonância com o referencial teórico. Apesar do OA produzido – Sistema Solar Inteligente 2D – não ter sido utilizado com fins didáticos em aulas de Física do Ensino Médio, foi possível avaliá-lo, em duas oportunidades, junto a possíveis futuros usuários – professores e licenciandos, cujas críticas e sugestões foram importantes para o aprimorá-lo. Os resultados alcançados demonstram a pertinência do uso de OA no ensino de Física condicionada à forma de exploração nas práticas educativas-
Descrição: dc.descriptionMany criticisms have been made of current educational practices in Basic Education. The absence of methodological approaches with the insertion of information and communication technologies (tecnologias de informação e comunicação) (TICs) is part of this universe of criticism. Thus, with the purpose of contributing to the improvement of Physics teaching with the presentation of a computational resource, we theoretically investigated the feasibility and the main recommendations for the insertion of the TICs as didactic resource in the teaching of Physics of Basic Education. Based on the possibilities and difficulties pointed out in the bibliography on the pedagogical use of Learning Objects (Objetos de Aprendizagem) (OA), we produced an OA to approach astronomy of the solar system in accordance with the theoretical framework. Although the OA produced - Sistema Solar Inteligente 2D - was not used for didactic purposes in High School Physics classes, it was possible to evaluate it, in two opportunities, with possible future users - teachers and graduates, whose criticisms and suggestions were important to improve it. The results obtained demonstrate the pertinence of the use of OA in the teaching of Physics conditioned to the form of exploitation in the educational practices-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos virtuais-
Palavras-chave: dc.subjectObjeto de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAstronomia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos virtuais-
Palavras-chave: dc.subjectObjeto de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAstronomia-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics-
Palavras-chave: dc.subjectHigh school-
Palavras-chave: dc.subjectVirtual resources-
Palavras-chave: dc.subjectLearning object-
Palavras-chave: dc.subjectAstronomy-
Título: dc.titleObjetos de aprendizagem: possibilidades e dificuldades no ensino de Física-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.