O turismo cinematográfico no Rio de Janeiro pela ótica da teoria ator-rede

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSousa, Adonai Teles de Siqueira e-
Autor(es): dc.contributorCavalheiro, Mariana Brandão-
Autor(es): dc.contributorFonseca Filho, Ari da Silva-
Autor(es): dc.contributorFornazin, Marcelo-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Rômulo Duarte Silva de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:18:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:18:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-14-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-14-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7466-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767798-
Descrição: dc.descriptionO fenômeno que estuda a relação do turismo com o audiovisual é conhecido como turismo cinematográfico. Ele contempla a influência que as produções audiovisuais podem ter sobre os turistas, no estímulo à viagem e nos destinos turísticos, como ferramenta de promoção e construção/manutenção de imagens. Esta pesquisa tem como principal objetivo descrever o fenômeno do turismo cinematográfico usando os preceitos teóricos-metodológicos da teoria ator-rede, ou ANT (actor-network theory), como é conhecida internacionalmente. A ANT é entendida como um método de pesquisa que permite reconstruir um fenômeno com base em diferentes técnicas de pesquisa, dentre elas o discurso dos atores envolvidos. Dessa forma, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com profissionais da gestão pública e iniciativa privada dos setores turístico e audiovisual carioca de modo a descrever o fenômeno do turismo cinematográfico. Como principais resultados, destaca-se a existência de uma vocação cinematográfica que a cidade do Rio de Janeiro tem, em termos de diversidade cultural e configuração geográfica, que estimularia a produção audiovisual na cidade. Detectou-se a centralidade de um dos atores na pesquisa, por conta de sua capacidade de ação e influência sobre a rede. Ao analisar as opiniões sobre o fenômeno, identificou-se uma diversidade de definições que os atores trouxeram sobre o turismo cinematográfico. O turismo cinematográfico carioca acontece pelas perspectivas do turismo e audiovisual, simultaneamente, mas que existe uma espécie de fronteira entre os setores, que os impede de somar forças para desenvolver o fenômeno de forma conjunta. Foram trazidas algumas propostas para tentar dissolver a fronteira, materializados em alguns dos atores da rede e na própria pesquisa desenvolvida-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe phenomenon that studies the relation between tourism and audiovisual is known as film tourism. It contemplates the influence that audiovisual productions can have on tourists, regarding the desire of travelling and on destinations as a tool for promotion and construction or image maintenance. This research has as main objective describe the film tourism phenomenon using the theoretical and methodological precepts from actor-network theory or ANT as it is known internationally. ANT is considered as a research method that allows reconstructing a phenomenon based on different research techniques, among them the discourse of the actors involved. Thus, semi-structured interviews with public management and private initiative professionals from Rio de Janeiro’s tourism and audiovisual sectors were carried out in order to describe film tourism phenomenon. The main results highlight the existence of a cinematographic vocation that the city of Rio de Janeiro has, in terms of cultural diversity and geographical configuration that stimulates audiovisual production in the city. The centrality of one actor was detect in the research due to its action capacity and influence on the network. When the phenomenon’s opinions were analyzed, it was identified a diversity of definitions about film tourism that were brought by the actors. Film tourism is performed simultaneously by the audiovisual and tourism sectors, but there is a border between the sectors, which prevents them to adding forces to develop the phenomenon together. Some proposals were discussed in order to dissolve this border, materialized in some of the network actors and in the developed research itself-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectAudiovisual-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria ator-rede-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo cinematográfico-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectTourism-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectActor-network theory-
Palavras-chave: dc.subjectFilm tourism-
Palavras-chave: dc.subjectAudiovisual-
Título: dc.titleO turismo cinematográfico no Rio de Janeiro pela ótica da teoria ator-rede-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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