Incorporação do debate racial brasileiro na formação profissional em serviço social: uma análise a partir da experiência da UFF/Campos dos Goytacazes

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Gleyce Figueiredo de-
Autor(es): dc.contributorBarreto, Ana Claúdia de Jesus-
Autor(es): dc.contributorPrudêncio, Juliana Desiderio Lobo-
Autor(es): dc.contributorPereira, Tatiana Dahmer-
Autor(es): dc.creatorPontes, Ana Beatriz Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:18:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:18:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31393-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767769-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objeto de estudo o panorama da incorporação do debate a partir das relações étnico-raciais na formação profissional em Serviço Social, sobretudo o que diz respeito a Universidade Federal Fluminense, Polo Campos dos Goytacazes. Uma vez que defendemos o posicionamento quanto a importância e necessidade da inserção da questão étnico-racial na formação profissional, tendo em vista que o Serviço Social está inserido em uma realidade na qual o racismo está diretamente conectado ao movimento de produção e reprodução das relações sociais presentes na sociedade capitalista brasileira, além de entendermos, da mesma forma, que este posicionamento segue na direção do Projeto Ético- Político no qual o Serviço Social, majoritariamente, se sustenta e orienta-se. Dessa forma, esta análise também vai de encontro com a compreensão e reflexão acerca do debate "tímido" no qual a categoria e formação profissional possui sobre o aprofundamento da questão racial no Brasil, em consonância com sua apreensão tardia, apesar dos avanços, por grande parte da profissão. Para sua realização, foi utilizado como metodologia a revisão bibliográfica com a finalidade de construir uma maior percepção entre a questão racial e o Serviço Social, assim como também a análise documental através do Plano Pedagógico de Curso e Ementários do curso de Serviço Social da UFF/Campos como elemento presente no recorte da atual pesquisa. Assim, o trabalho visa contribuir para a construção de reflexões que abordem a questão racial de acordo com sua complexidade, assim como também contribuir para a realização de produções que envolvam a presença do debate étnico-racial na formação em Serviço Social.-
Descrição: dc.descriptionThe object of this work is to study the panorama of the incorporation of the debate on ethnicracial relations into professional training in Social Work, especially with regard to the Fluminense Federal University, Campos dos Goytacazes Pole. Since we defend our position on the importance and necessity of including the ethnic-racial issue in professional training, bearing in mind that Social Work is part of a reality in which racism is directly connected to the movement of production and reproduction of the social relations present in Brazilian capitalist society, we also understand that this position is in line with the Ethical-Political Project on which Social Work is mostly based and oriented. In this way, this analysis is also in line with the understanding and reflection on the “timid” debate in which the category and professional training have on the deepening of the racial issue in Brazil, in consonance with its late apprehension, despite the advances, by a large part of the profession. The methodology used was a bibliographical review with the aim of gaining a better understanding of the racial issue and Social Work, as well as documentary analysis through the Pedagogical Course Plan and Ementaries of the Social Work course at UFF/Campos, as an element present in the current research. Thus, the work aims to contribute to the construction of reflections that approach the racial issue according to its complexity, as well as to contribute to the realization of productions that involve the presence of the ethnic-racial debate in Social Work training.-
Descrição: dc.description79 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectServiço social-
Palavras-chave: dc.subjectDebate étnico-racial-
Palavras-chave: dc.subjectQuestão racial-
Palavras-chave: dc.subjectRelação étnico-racial-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectServiço social-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal Fluminense-
Palavras-chave: dc.subjectRacismo-
Palavras-chave: dc.subjectProfessional training-
Palavras-chave: dc.subjectSocial work-
Palavras-chave: dc.subjectEthnic-racial debate-
Palavras-chave: dc.subjectRacial issue-
Título: dc.titleIncorporação do debate racial brasileiro na formação profissional em serviço social: uma análise a partir da experiência da UFF/Campos dos Goytacazes-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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