Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rufino, Alessandra Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Ana Angélica Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.contributor | Machado, Mara de Moura | - |
Autor(es): dc.creator | Langner, Érica | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:18:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:18:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22447 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767764 | - |
Descrição: dc.description | A democratização no ensino, em qualquer nível que ocorra, vai para além da massificação, sendo a única possibilidade de garantir uma sociedade melhor, mais consciente e mais igualitária. Um povo que tem acesso à educação é um povo capaz de traçar seu próprio caminho, tomando decisões mais assertivas socialmente, financeiramente e politicamente. Este trabalho tem como objetivo investigar a democratização no curso de Licenciatura em Química, a partir da análise de indicadores como: escolarização, condições econômicas e permanência estudantil, além do aluno trabalhador, o curso noturno e a evasão universitária. Para fomentar a pesquisa, será analisado como o ENEM e as políticas de ações afirmativas têm atuado neste processo de acessibilidade ao ensino superior, utilizando-se dados primários obtidos dos alunos do curso de Química Licenciatura da UFF do campus de Volta Redonda, e, trazendo para o momento atual. Também será realizada uma abordagem, a partir da visão de docentes atuantes no ensino médio de Volta Redonda e Região, com relação às mudanças enfrentadas no ensino frente a pandemia de COVID-19 e seus impactos no acesso ao Ensino Superior. | - |
Descrição: dc.description | Democratization in education, at any level that occurs, goes beyond massification, being the only possibility of guaranteeing a better, more conscious and more egalitarian society. A people that has access to education is a people able of tracing its own path, making more assertive decisions socially, financially and politically. This work aims to investigate democratization in the Chemistry Degree course, from the analysis of indicators such as: schooling, economic conditions and student permanence, in addition to the h student working, the night course and evasion university. To foster research, it will be analyzed how ENEM and affirmative action policies have acted in this process of accessibility to Higher Education, using primary data obtained from students of the Chemistry Degree course at UFF on the campus of Volta Redonda, and, bringing for the current moment. An approach will also be carried out, from the perspective of teachers working in secondary education in Volta Redonda and Region, in relation to the changes faced in teaching in the face of the pandemic of COVID-19 and its impacts on access to Higher Education. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acesso à universidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Permanência estudantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas de ações afirmativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Democratização do ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Coronavírus | - |
Palavras-chave: dc.subject | University access | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student permanence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Secondary education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Affirmative action policies | - |
Título: dc.title | Democratização no ensino superior: uma investigação no curso de licenciatura em Química da Universidade Federal Fluminense – Campus Volta Redonda | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: