Democratização no ensino superior: uma investigação no curso de licenciatura em Química da Universidade Federal Fluminense – Campus Volta Redonda

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRufino, Alessandra Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Ana Angélica Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorMachado, Mara de Moura-
Autor(es): dc.creatorLangner, Érica-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:18:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:18:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22447-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767764-
Descrição: dc.descriptionA democratização no ensino, em qualquer nível que ocorra, vai para além da massificação, sendo a única possibilidade de garantir uma sociedade melhor, mais consciente e mais igualitária. Um povo que tem acesso à educação é um povo capaz de traçar seu próprio caminho, tomando decisões mais assertivas socialmente, financeiramente e politicamente. Este trabalho tem como objetivo investigar a democratização no curso de Licenciatura em Química, a partir da análise de indicadores como: escolarização, condições econômicas e permanência estudantil, além do aluno trabalhador, o curso noturno e a evasão universitária. Para fomentar a pesquisa, será analisado como o ENEM e as políticas de ações afirmativas têm atuado neste processo de acessibilidade ao ensino superior, utilizando-se dados primários obtidos dos alunos do curso de Química Licenciatura da UFF do campus de Volta Redonda, e, trazendo para o momento atual. Também será realizada uma abordagem, a partir da visão de docentes atuantes no ensino médio de Volta Redonda e Região, com relação às mudanças enfrentadas no ensino frente a pandemia de COVID-19 e seus impactos no acesso ao Ensino Superior.-
Descrição: dc.descriptionDemocratization in education, at any level that occurs, goes beyond massification, being the only possibility of guaranteeing a better, more conscious and more egalitarian society. A people that has access to education is a people able of tracing its own path, making more assertive decisions socially, financially and politically. This work aims to investigate democratization in the Chemistry Degree course, from the analysis of indicators such as: schooling, economic conditions and student permanence, in addition to the h student working, the night course and evasion university. To foster research, it will be analyzed how ENEM and affirmative action policies have acted in this process of accessibility to Higher Education, using primary data obtained from students of the Chemistry Degree course at UFF on the campus of Volta Redonda, and, bringing for the current moment. An approach will also be carried out, from the perspective of teachers working in secondary education in Volta Redonda and Region, in relation to the changes faced in teaching in the face of the pandemic of COVID-19 and its impacts on access to Higher Education.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAcesso à universidade-
Palavras-chave: dc.subjectPermanência estudantil-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas de ações afirmativas-
Palavras-chave: dc.subjectDemocratização do ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectCoronavírus-
Palavras-chave: dc.subjectUniversity access-
Palavras-chave: dc.subjectStudent permanence-
Palavras-chave: dc.subjectSecondary education-
Palavras-chave: dc.subjectAffirmative action policies-
Título: dc.titleDemocratização no ensino superior: uma investigação no curso de licenciatura em Química da Universidade Federal Fluminense – Campus Volta Redonda-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.