Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Froes, Caio de Barros Martins | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Raquel Alvitos | - |
Autor(es): dc.contributor | Vereza, Renata Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Caio de Barros Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:18:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:18:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13401 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767763 | - |
Descrição: dc.description | Estudo dos usos do passado na construção simbólica do Reino de Inglaterra, observando a relação intrínseca entre a construção da identidade inglesa e o desenvolvimento do poder régio. Para tanto, analisamos a figura de Henrique V de Lancaster (1413-1422), e como o passado bíblico, hagiográfico e histórico foram utilizados na produção da imagem régia. Percebemos que o processo de evolução e transformação do pensamento político medieval, que envolve a centralização política, as lutas por legitimação e a produção simbólica do Reino, contribuem para a relação entre identidade, reino e poder régio. A produção cronística do século XV coloca a imagem dos reis como protagonistas das narrativas. O Rei torna-se um aglutinador e unificador das identidades do Reino, assim como das especificidades regionais e culturais. O passado torna-se um dos meios privilegiados para produção e consolidação de tal imagem sobre os Reis e o Reino. Utilizamos fontes que ligam a história do reino inglês ao passado bíblico, romano e da Cristandade, mas principalmente, a história dos reis ingleses e suas ações. Como fontes principais o The Regiment of Princes de Thomas Hoccleve, Chronicon Adae de Usk de Adam de Usk, The Chronica Maiora de Thomas Walsingham, The Book of Illustrious Henries e The Chronicles of England, ambas de John Capgrave. | - |
Descrição: dc.description | 218 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Idade Média | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ideologia política | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inglaterra, 1413-1422 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Henrique V, Rei da Inglaterra, 1387-1422 | - |
Título: dc.title | Ser inglês, pertencer a um passado: um estudo dos usos do passado e a construção da imagem de Henrique V, Inglaterra, século XV | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: