O processo de uso do marketing de mídias sociais para comunicação científica: um estudo multi-casos em periódicos científicos brasileiros

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorConejero, Marco Antônio-
Autor(es): dc.contributorPrado, Lucas Sciencia do-
Autor(es): dc.contributorAmaral, Marcelo Gonçalves do-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8902516744416540-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7392519360429958-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6066672471841666-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5516755786380532-
Autor(es): dc.creatorFaria, Bruno Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:18:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:18:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15813-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PPGA.2020.mp.14015392701-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767762-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste trabalho é propor um método gerencial para que um periódico científico brasileiro possa fazer uso do marketing de mídias sociais para comunicação científica. Procedimentos/Método para a solução do problema: Trata-se de pesquisa exploratória e descritiva, aplicada e com abordagem predominantemente qualitativa. Para a coleta de dados foi realizado revisão sistemática qualitativa da literatura e estudo de caso, com pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. E a análise se deu por meio de análise de conteúdo e posterior triangulação teoria/caso/teoria para construção do método gerencial. Resultados: Essa pesquisa respondeu como um periódico científico brasileiro pode fazer uso do marketing de mídias sociais para comunicação científica, tomando como referência casos reais. A pesquisa bibliográfica contribuiu no entendimento do passo a passo para realizar um plano de marketing de mídias sociais. Já os estudos de multi-casos permitiram o entendimento da comunicação científica na prática e como se deu a inserção do marketing de mídias sociais em três revistas científicas com trajetórias distintas e áreas de estudos diversificadas: (i) a Revista A, direcionada para um público especialista das áreas ciências da vida e saúde a partir de uma perspectiva histórica, pioneira na utilização das redes sociais no Brasil desde 2013, possui blog nacional e internacional e página Facebook, destaca-se por incorporar a etapa de divulgação em mídias sociais ao processo de planejamento de publicação do periódico; (ii) a Revista B atinge um público na sua maioria acadêmicos de graduação das áreas de comunicação, jornalismo e educação, presente no Facebook desde 2017 e em três anos registrou quase 28 mil seguidores, destaca-se pelo desenvolvimento de uma política de visibilidade incorporada pela Revista para potencializar o alcance nas redes sociais; e (iii) a Revista C é direcionada para um público acadêmico de graduação voltada para aspectos filosóficos e históricos do direito, possui presença no Facebook e Instagram, criado em 2018, destaca-se pelos resultados em utilizar outras plataformas da web social e os procedimentos de comunicação utilizado. Após isso, foi feito uma triangulação de dados e métodos que garantiu o desenvolvimento do método gerencial como produção técnica desse trabalho. Implicações práticas: O estudo pode servir de referência para a comunicação científica das revistas científicas brasileiras em mídias sociais, além de agregar valor à discussão acadêmica. Este trabalho traz implicações empíricas ao desvendar os fatores que auxiliam nesse processo, contribuindo para visibilidade e disseminação do conhecimento científico. O método de planejamento de marketing de mídias sociais proposto contempla todas as fases e etapas importantes, que surgiram a partir da revisão sistemática da literatura e práticas dos casos, e que pode servir como guia de implementação ou ser adaptado à realidade e necessidades da revista científica: (i) fase de diretrizes norteia o alinhamento com a visão geral da revista; (ii) fase de diagnostico, voltada para a avaliação do periódico científico, contempla a etapa de público-alvo, a análise e compreensão do público atual e público potencial, também a etapa de benchmarking, que consiste no estudo de referências, e a etapa de auditoria interna, que avalia os esforços já existentes nas redes sociais da revista; (iii) fase de objetivos contribui para estabelecer parâmetros para nortear os avanços nas redes sociais; (iv) fase de estratégia define as atividades e as ações da revista, contemplando a etapa de estratégia de conteúdo e a etapa do mix de marketing de mídias sociais; e (v) fase de controle para a avaliação e mensuração das estratégias. Originalidade e contribuições: A discussão acadêmica sobre o tema é escassa, pois não foram encontrados trabalhos que tratem especificamente do processo de marketing de mídias sociais para comunicação de periódicos científicos. Assim, a proposta gerada neste estudo torna-se original e relevante. Essas contribuições têm aderência com a linha de atuação científico/tecnológica - LACT 3: Competitividade, Inovação e Empreendedorismo. Produção Técnica/ Tecnológica: Trata-se de uma proposta prática, um processo ou método gerencial, detalhado em etapas, a ponto de um editor ou equipe editorial de um periódico ser capaz de realizar o marketing de mídias sociais na comunicação científica. O método gerencial pode ser enquadrado no Eixo 1, Produtos e Processos como Processos de Gestão.-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this paper is to propose a management process or method so that a Brazilian scientific journal can make use of social media marketing for scientific communication. Procedures/Method for solving the problem: This is a descriptive and applied research with a predominantly qualitative approach. For data collection, a qualitative systematic literature review and case study were carried out, with documentary research and semi-structured interviews. And the analysis took place through content analysis and subsequent theory/case/theory triangulation for the construction of the managerial method. Results: This research answered how a Brazilian scientific journal can make use of social media marketing for scientific communication, taking as reference real cases. The bibliographic research contributed to the understanding of the step by step to carry out a social media marketing plan. Multi-case studies, on the other hand, allowed the understanding of scientific communication in practice and how the insertion of social media marketing took place in three scientific journals with different trajectories and diversified study areas: (i) Revista A, aimed at an audience specialist in the life sciences and health areas from a historical perspective, pioneer in the use of social networks in Brazil since 2013, has a national and international blog and Facebook page, stands out for incorporating the stage of dissemination in social media to the process of planning of publication of the journal; (ii) Revista B reaches an audience mostly of undergraduate students in the areas of communication, journalism and education, present on Facebook since 2017 and in almost three years it registered almost 28 thousand followers, it stands out for the development of a corporate visibility policy by the Magazine to enhance reach on social networks; and (iii) Revista C is aimed at an undergraduate academic audience focused on philosophical and historical aspects of law, has a presence on Facebook and Instagram, created in 2018, stands out for its results in using other social web platforms and procedures communication used. After that, a triangulation of data and methods was carried out, which guaranteed the development of the managerial method as a technical production of this work. Practical implications: The study can serve as a reference for the scientific communication of Brazilian scientific journals on social media, in addition to adding value to academic discussion. This work has empirical implications by unveiling the factors that assist in this process, contributing to the visibility and dissemination of scientific knowledge. The proposed social media marketing planning method contemplates all the important phases and steps, which arose from the systematic review of the literature and case practices, and which can serve as an implementation guide or be adapted to the reality and needs of the scientific journal: (i) guidelines phase guides alignment with the magazine's overview; (ii) the diagnostic phase, focused on the evaluation of the scientific journal, includes the target audience stage, the analysis and understanding of the current and potential audience, also the benchmarking stage, which consists of the study of references, and the stage internal audit, which evaluates the efforts already existing in the magazine's social networks; (iii) the objective phase helps to establish parameters to guide the advances in social networks; (iv) the strategy phase defines the magazine's activities and actions, including the content strategy stage and the social media marketing mix stage; and (v) control phase for the evaluation and measurement of strategies. Originality and contributions: Academic discussion on the topic is scarce, as no studies were found that specifically deal with the social media marketing process for the communication of scientific journals. Thus, the proposal generated in this study becomes original and relevant. These contributions are in line with the scientific / technological action line - LACT 3: Competitiveness, Innovation and Entrepreneurship. Technical/Technological Production: This is a practical proposal, a management process or method, detailed in stages, to the point that an editor or editorial team of a journal is able to perform social media marketing in scientific communication. The management method can be framed in Axis 1, Products and Processes as Management Processes.-
Descrição: dc.description184 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherVolta Redonda-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação científica-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing de mídias sociais-
Palavras-chave: dc.subjectPeriódicos científicos-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo gerencial-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing-
Palavras-chave: dc.subjectProdução científica-
Palavras-chave: dc.subjectRede social-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectScientific communication-
Palavras-chave: dc.subjectSocial media marketing-
Palavras-chave: dc.subjectScientific journals-
Palavras-chave: dc.subjectManagement method-
Título: dc.titleO processo de uso do marketing de mídias sociais para comunicação científica: um estudo multi-casos em periódicos científicos brasileiros-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.