Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Benedito, Mitsi Pinheiro de Lacerda Leite | - |
Autor(es): dc.creator | Matos, Gisele Costa Kort-Kamp de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:17:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:17:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26518 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767759 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho aborda a ludicidade, entendendo-a como de suma importância no desenvolvimento da identidade e autonomia, uma vez que os jogos e brincadeiras são excelentes oportunidades de mediação entre prazer e conhecimento sem perder o objetivo da aula. Verifica-se de forma crítica o desenvolvimento da prática da professora no momento da aplicação da atividade em sala, empregando como metodologia a pesquisa narrativa que aborda o referencial autobiográfico proveniente da prática. Através do lúdico a criança desenvolve habilidades importantes como: atenção, imitação, memória e imaginação. A visão de mundo é permitida através do lúdico em um desenvolvimento global através de etapas de reconhecimento, de criatividade. A educação lúdica contribui para a melhoria do ensino, redefine valores melhora o relacionamento das pessoas na sociedade. O estudo sinaliza a importância de se pensar a prática revisitando a história de vida docente, como forma de entender de forma mais ampla esta historicidade. | - |
Descrição: dc.description | This paper addresses playfulness, understanding it as of paramount importance in the development of identity and autonomy, since games and games are excellent opportunities for mediating pleasure and knowledge without losing the goal of the class. It is critically verified the development of the teacher's practice at the time of the application of the activity in the classroom, using as methodology the narrative research that addresses the autobiographical reference coming from the practice. Through play, the child develops important skills such as attention, imitation, memory and imagination. The worldview allows through the playful in a global development through stages of recognition, creativity. Playful education contributes to the improvement of teaching, redefines values and improves the relationship of people in society. The study points to the importance of thinking about the practice revisiting the history of teaching life, as a way of understanding more broadly this historicity | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ludicidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ludicity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical practices | - |
Título: dc.title | A importância do lúdico na educação infantil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: