Formando professores, diferentes modos em uma mesma sociedade (1950-1960)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRabelo, Amanda Oliveira-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Maria Goretti Andrade-
Autor(es): dc.contributorMartinez, Sílvia Alícia-
Autor(es): dc.creatorÁvila, Izabel Cristina Galiaço-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:17:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:17:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12608-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767756-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo investigou o Curso de Formação de Professores, no município de Santo Antônio de Pádua, estado do Rio de Janeiro, nas décadas de 1950 e 1960 observando nesta formação as diferentes práticas pedagógicas e currículos do curso Normal. Foram investigadas duas instituições de ensino neste município. Este trabalho analisou as diferenças de formação e de práticas entre uma escola diurna voltada para atender à classe alta e uma noturna que atendia à classe menos favorecida. Foi utilizada como fonte de pesquisa a triangulação das fontes, tendo como metodologia a história oral. A técnica pesquisa qualitativa baseada em relatos de ex-alunos, ex-professores e funcionários dessas instituições. E também foram utilizadas fotografias dos acervos pessoais, acervos escolares e publicações em jornais da época pesquisada, que nos auxiliaram a identificar o cotidiano e o social das Normalistas. O presente trabalho teve um cunho biográfico onde utilizamos Barthes (1984), Nosella e Buffa (2009), Bustamente (1971)-
Descrição: dc.descriptionThe present study investigated the Teacher Training Course, in the municipality of Santo Antônio de Pádua, state of Rio de Janeiro, in the 1950s and 1960s observing in this formation the different pedagogical practices and curricula of the Normal course. Two educational institutions were investigated in this municipality. This study analyzed the differences in training and practices between a day school aimed at attending the upper class and a night class that served the less favored class. Triangulation of sources was used as a research source, using as oral history methodology. The qualitative research technique based on reports of alumni, former teachers and staff of these institutions. Photographs of personal collections, school collections and publications in newspapers of the studied period were also used, which helped us to identify the daily life and social life of the Normalists. The present work had a biographical point where we used Bartes (1984), Nosella and Buffa (2009), Bustamente (1971)-
Descrição: dc.description109 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículos-
Palavras-chave: dc.subjectColégio de Pádua-
Palavras-chave: dc.subjectGinásio Caribé da Rocha-
Palavras-chave: dc.subjectHistória de professores-
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectPractices-
Palavras-chave: dc.subjectResumes-
Palavras-chave: dc.subjectCollege of Padua-
Palavras-chave: dc.subjectGym Caribé da Rocha-
Palavras-chave: dc.subjectHistory of teachers-
Título: dc.titleFormando professores, diferentes modos em uma mesma sociedade (1950-1960)-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.