Análise da consolidação e das estratégias da Souza Cruz visando a manutenção de sua liderança no mercado de tabaco nacional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorZotes, Luiz Pérez-
Autor(es): dc.contributorFontanillas, Carlos Navarro-
Autor(es): dc.contributorLima, Miguel-
Autor(es): dc.creatorMarins, Pedro Cavalcanti Trindade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:17:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:17:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-10-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9143-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767753-
Descrição: dc.descriptionO consumo do tabaco na sociedade teve sua origem no século VI, tendo atravessado momentos de grande demanda e, atualmente, encontra-se em um cenário de declínio, em consequência de regulamentações e medidas adotadas por governos de todo o mundo, inclusive no Brasil. A Souza Cruz, desde seu surgimento, tem realizado ações estratégicas visando a manutenção de seu posto de líder do mercado de tabaco, obtido ao longo dos anos, na tentativa de enfrentar tais adversidades anteriormente mencionadas. O objetivo do presente trabalho é, no primeiro momento, fazer um levantamento das bibliografias existentes, que tiveram como foco de estudo as estratégias adotadas pela Souza Cruz em seus anos iniciais e que permitiram que a empresa alcançasse a posição de liderança no mercado nacional de produtos oriundo do tabaco, caracterizando assim, a Souza Cruz como uma first mover, de acordo com a teoria de Alfred Chandler. Adicionalmente, foi realizada uma análise da indústria de produtos do tabaco no cenário nacional atual, através da avaliação de dados da empresa, e um levantamento das medidas restritivas ao consumo e comercialização do tabaco existentes no mundo e no Brasil, expondo assim as ameaças para a Souza Cruz no curto e no longo prazo e identificando quais medidas estão sendo adotadas pela companhia com forma de enfrentá-las-
Descrição: dc.description47 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSouza Cruz-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia-
Palavras-chave: dc.subjectTabaco-
Palavras-chave: dc.subjectConsolidação-
Palavras-chave: dc.subjectLiderança-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Título: dc.titleAnálise da consolidação e das estratégias da Souza Cruz visando a manutenção de sua liderança no mercado de tabaco nacional-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.