Provérbios no ensino de PBE: uma proposta de unidade didática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJúdice, Norimar Pasini Mesquita-
Autor(es): dc.contributorCPF:56398695622-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799930E0-
Autor(es): dc.contributorTrouche, Lygia Maria Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorCPF:34598657922-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758837P9-
Autor(es): dc.contributorRebello, Adriana Leite do Prado-
Autor(es): dc.contributorCPF:46090872222-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6754642460046530-
Autor(es): dc.creatorCosta, Ivy Jesus da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:17:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:17:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2011-01-19-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2010-08-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17343-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767752-
Descrição: dc.descriptionThis study concerns a practice for teaching Brazilian language and culture specifically developed for a group of African students of the Programa Estudante Convênio- Graduação (PEC-G), enrolled in the Course of Portuguese for Foreigners offered by Universidade Federal Fluminense. Considering the importance of Oral Tradition in the cultural background of these students, we assumed that the teaching of PROVERBS could be a potentially interesting genre as a starting point for a teaching experiment of the target language and culture, which would blend nicely with the learners previous knowledge. Textbooks of Portuguese for Foreigners edited in Brazil do not present a satisfying approach of PROVERBS. And whenever they appear it is out of context. Our goal was to develop activities of oral and written comprehension and production based on contextual PROVERBS, so as to support our assumption. These activities, compiled as a didactic unit (presented here as Appendix A), were tested on a class of Congolese students. They have shown to be very useful as didactic material for teaching Brazilian language and culture to groups of PEC-G hosted every year by several Brazilian universities.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação aborda uma prática de ensino da língua e da cultura do Brasil desenvolvida especificamente para um grupo de estudantes africanos do Programa Estudante Convênio-Graduação (PEC-G) inscritos no Curso de Português para Estrangeiros da Universidade Federal Fluminense. Levando-se em conta a importância da tradição oral no universo cultural desses aprendizes, considerou-se que o gênero provérbio poderia ser potencialmente interessante como ponto de partida para uma experiência de ensino da língua e da cultura-alvo articulada ao conhecimento de mundo dos alunos. Como os livros didáticos de Português para Estrangeiros editados no Brasil não fazem uma abordagem satisfatória dos provérbios e, quando os incluem, apresentam-nos descontextualizados, nosso objetivo foi elaborar atividades de compreensão e produção oral e escrita que, focalizando o gênero em questão de forma contextualizada, dessem suporte para nossa experiência. Essas atividades, reunidas em uma unidade didática (ver Apêndice A), foram testadas com uma turma de estudantes congoleses, revelando que podem constituir um material didático de utilidade no ensino da língua e da cultura do Brasil para grupos de estudantes do PEC-G recebidos anualmente por diversas universidades brasile-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Língua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectFalante estrangeiro-
Palavras-chave: dc.subjectProvérbios Atividades.-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching of Portuguese language-
Palavras-chave: dc.subjectForeigner speaker-
Palavras-chave: dc.subjectProverbs-
Palavras-chave: dc.subjectActivities-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA-
Título: dc.titleProvérbios no ensino de PBE: uma proposta de unidade didática-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.