Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Latini, Rose Mary | - |
Autor(es): dc.contributor | Bernedo, Alfredo Victor Bellido | - |
Autor(es): dc.contributor | Canesin, Fátima de Paiva | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Thaís Barreto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:17:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:17:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7211 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767744 | - |
Descrição: dc.description | O livro didático é considerado um dos principais instrumentos pedagógicos em sala de aula. Sendo assim, o entendimento de como este se estrutura é de grande relevância, principalmente para os professores que terão a função de escolher aquele que mais se adequa a realidade em que a comunidade escolar está inserida. Nesse contexto, buscamos compreender como a problematização da realidade é apresentada nos quatro livros didáticos de química integrantes do PNLD 2015, especificamente no que tange a temática do saneamento básico, por entender a relevância social desse tema em nossa sociedade. Assim, foi utilizada a abordagem qualitativa pelo viés exploratório, descritivo e interpretativo, visando identificar como tais questões vêm sendo abordadas nestas obras. Sendo este estudo recortado pela discussão da abordagem de temas sociais, defendida em documentos oficiais, foram tomadas como categorias de análise, a problematização do tema e a relação tema/conteúdo presentes nos livros de didáticos de química, tendo como pano de fundo o enfoque CTS e a abordagem temática de Freire. Em todas as obras analisadas é observada a presença de temas sociais, entretanto, a forma pela qual esse tema é explorado é o que as diferencia. Dessa forma, é possível estabelecer aproximações entre as obras Química (Martha Reis) e Ser protagonista (Murilo Tissoni Antunes), caracterizada pela apresentação clássica de conteúdos e fragilidade na problematização dos temas, tanto na perspectiva de realidade balizada por pressupostos freireanos, quanto no enfoque CTS, caracterizando o contexto como uma ilustração. Já as obras Química (Mortimer e Machado) e Química cidadã (Mól e Santos) podem ser aproximadas em relação a proposta de protagonismo dos alunos e construção do conhecimento através da contextualização de conteúdos químicos, problematizado tanto em uma perspectiva de realidade local, baseada em pressupostos de Paulo Freire, quanto em uma abordagem que se aproxima das inter-relações entre ciência, tecnologia e sociedade | - |
Descrição: dc.description | The textbook is considered one of the main teaching tools in the classroom. Therefore, the understanding of this structure is of great importance, mainly for teachers who have the function to choose the one that fits more the reality in which the school community is inserted. In this context, we seek to understand how the questioning of reality is presented in textbooks of chemistry members of PNLD 2015, specifically regarding the subject of sanitation, for understanding the social relevance of this theme in our society. Thus, a qualitative approach was used for exploratory, descriptive and interpretive bias, in order to identify how such issues have been addressed in these works. Being, this study, clipped by the discussion of social issues, defended in official documents, were taken as analytical categories, the problematization of the theme and the relationship theme/content present in chemistry’s textbooks, against the backdrop of the emphasis CTS and the thematic approach of Freire. In all the works analyzed is observed the presence of social issues, however, the way in which this theme is explored is what differentiates. In this way, it is possible to establish approaches between the work Química (Martha Reis) and Ser protagonista (Murilo Tissoni Antunes), regarding the emphasis that the traditional chemical content have in these materials and the fragility of questioning both the perspective of reality, marked by freireanos assumptions, as about the emphasis CTS, presenting the context as illustration. Whereas the work Química (Mortimer and Machado) and Química cidadã (Mól and Santos) can be approximated in respect of the proposed role of the students and construction of knowledge through the contextualization of chemical content, questioning both in a local perspective, based on assumptions of Paulo Freire, as in an approach that approximates the interrelationships between science, technology and society | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saneamento básico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem de temas sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino – aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saneamento básico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textbook | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sanitation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching of chemistry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching of chemistry | - |
Título: dc.title | Saneamento básico no ensino de química: análise da temática nos livros didáticos no PNLD 2015 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: