Saneamento básico no ensino de química: análise da temática nos livros didáticos no PNLD 2015

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLatini, Rose Mary-
Autor(es): dc.contributorBernedo, Alfredo Victor Bellido-
Autor(es): dc.contributorCanesin, Fátima de Paiva-
Autor(es): dc.creatorSantos, Thaís Barreto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:17:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:17:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-22-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7211-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767744-
Descrição: dc.descriptionO livro didático é considerado um dos principais instrumentos pedagógicos em sala de aula. Sendo assim, o entendimento de como este se estrutura é de grande relevância, principalmente para os professores que terão a função de escolher aquele que mais se adequa a realidade em que a comunidade escolar está inserida. Nesse contexto, buscamos compreender como a problematização da realidade é apresentada nos quatro livros didáticos de química integrantes do PNLD 2015, especificamente no que tange a temática do saneamento básico, por entender a relevância social desse tema em nossa sociedade. Assim, foi utilizada a abordagem qualitativa pelo viés exploratório, descritivo e interpretativo, visando identificar como tais questões vêm sendo abordadas nestas obras. Sendo este estudo recortado pela discussão da abordagem de temas sociais, defendida em documentos oficiais, foram tomadas como categorias de análise, a problematização do tema e a relação tema/conteúdo presentes nos livros de didáticos de química, tendo como pano de fundo o enfoque CTS e a abordagem temática de Freire. Em todas as obras analisadas é observada a presença de temas sociais, entretanto, a forma pela qual esse tema é explorado é o que as diferencia. Dessa forma, é possível estabelecer aproximações entre as obras Química (Martha Reis) e Ser protagonista (Murilo Tissoni Antunes), caracterizada pela apresentação clássica de conteúdos e fragilidade na problematização dos temas, tanto na perspectiva de realidade balizada por pressupostos freireanos, quanto no enfoque CTS, caracterizando o contexto como uma ilustração. Já as obras Química (Mortimer e Machado) e Química cidadã (Mól e Santos) podem ser aproximadas em relação a proposta de protagonismo dos alunos e construção do conhecimento através da contextualização de conteúdos químicos, problematizado tanto em uma perspectiva de realidade local, baseada em pressupostos de Paulo Freire, quanto em uma abordagem que se aproxima das inter-relações entre ciência, tecnologia e sociedade-
Descrição: dc.descriptionThe textbook is considered one of the main teaching tools in the classroom. Therefore, the understanding of this structure is of great importance, mainly for teachers who have the function to choose the one that fits more the reality in which the school community is inserted. In this context, we seek to understand how the questioning of reality is presented in textbooks of chemistry members of PNLD 2015, specifically regarding the subject of sanitation, for understanding the social relevance of this theme in our society. Thus, a qualitative approach was used for exploratory, descriptive and interpretive bias, in order to identify how such issues have been addressed in these works. Being, this study, clipped by the discussion of social issues, defended in official documents, were taken as analytical categories, the problematization of the theme and the relationship theme/content present in chemistry’s textbooks, against the backdrop of the emphasis CTS and the thematic approach of Freire. In all the works analyzed is observed the presence of social issues, however, the way in which this theme is explored is what differentiates. In this way, it is possible to establish approaches between the work Química (Martha Reis) and Ser protagonista (Murilo Tissoni Antunes), regarding the emphasis that the traditional chemical content have in these materials and the fragility of questioning both the perspective of reality, marked by freireanos assumptions, as about the emphasis CTS, presenting the context as illustration. Whereas the work Química (Mortimer and Machado) and Química cidadã (Mól and Santos) can be approximated in respect of the proposed role of the students and construction of knowledge through the contextualization of chemical content, questioning both in a local perspective, based on assumptions of Paulo Freire, as in an approach that approximates the interrelationships between science, technology and society-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático-
Palavras-chave: dc.subjectSaneamento básico-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem de temas sociais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino – aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectSaneamento básico-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático-
Palavras-chave: dc.subjectTextbook-
Palavras-chave: dc.subjectSanitation-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching of chemistry-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching of chemistry-
Título: dc.titleSaneamento básico no ensino de química: análise da temática nos livros didáticos no PNLD 2015-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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