AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS DECISÓRIOS PARA TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: SURVEY EM UMA EMPRESA DE ENERGIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva Filho, Sergio José Macena da-
Autor(es): dc.contributorCPF:90559665768-
Autor(es): dc.contributorQuelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorCPF:20055676522-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791688P2-
Autor(es): dc.contributorCauliraux, Heitor Mansur-
Autor(es): dc.contributorCPF:56565223222-
Autor(es): dc.creatorPereira, Fábio Luis Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:17:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:17:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2012-06-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2012-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/19575-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767741-
Descrição: dc.descriptionInserted in a turbulent environment, organizations need to know their core competencies and organizational capabilities, and its role in the external environment to survive. While the earnings of the organization and its demand for information technology increases, investing in information technology does not grow at the same rate, justifying the search for efficiency and effectiveness in its use and management of their processes. The process Outsourcing Services Information Technology should consider this dynamic and complex and therefore must be able to detect the signals strengths and weaknesses of this environment. The strategy should serve as a guideline for the governance of Information Technology. This alignment must be established through a number of initiatives to ensure that the structuring effective and efficient management of these resources in Information Technology. Many companies have looked at outsourcing the work force they need to cope with the effort required for this service. However, the decision to adopt or not, outsourcing is a critical process that influences the success or failure of the outsourcing process. This study proposes to examine the decision-making aspects that lead organizations to outsource their IT departments through a literature review. Through the relationship of these aspects and management model eSCM, a detail survey in an energy company in order to determine which aspects prioritized by an energy company and which areas of knowledge of the eSCM model would have prioritized their deployment in time to outsource some process of IT.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense-
Descrição: dc.descriptionInseridas em um ambiente turbulento, as organizações necessitam conhecer suas competências essenciais e capacidades organizacionais, e o seu papel no ambiente externo para sobreviver. Enquanto os ganhos da organização e sua demanda por Tecnologia da Informação aumentam, o investimento nos recursos de Tecnologia da Informação não crescem na mesma proporção, justificando a busca pela eficiência e a eficácia na sua utilização e na gestão dos seus processos. O processo de Terceirização dos Serviços de Tecnologia da Informação deve considerar essa dinâmica e complexidade e, por isso, deve ser capaz de detectar os sinais fortes e fracos desse ambiente. A estratégia deve funcionar como diretriz para a governança de Tecnologia da Informação. Esse alinhamento deve ser estabelecido por meio de algumas iniciativas para estruturação que garantirão a gestão eficaz e eficiente desses recursos de Tecnologia da Informação. Muitas empresas têm buscado na terceirização a força de trabalho de que precisam para fazer frente ao esforço demandado por esse serviço. Porém, a decisão em adotar, ou não, a terceirização é um processo crítico que influencia no sucesso ou fracasso do processo de terceirização. Este trabalho propõe-se analisar os aspectos decisórios que levam as organizações a terceirizar suas áreas de TI através de uma revisão da literatura. Através do relacionamento destes aspectos e modelo de gestão eSCM, é realizado um survey em uma empresa de energia de modo a verificar quais são os aspectos priorizados por uma empresa de energia e quais áreas de conhecimento do modelo eSCM teriam sua implantação priorizada na hora de terceirizar algum processo de TIC.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTerceirização-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da Informação-
Palavras-chave: dc.subjecteSCM-
Palavras-chave: dc.subjectOutsourcing-
Palavras-chave: dc.subjectInformation Technology-
Palavras-chave: dc.subjecteSCM-
Palavras-chave: dc.subjectIT-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleAVALIAÇÃO DOS ASPECTOS DECISÓRIOS PARA TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: SURVEY EM UMA EMPRESA DE ENERGIA-
Título: dc.titleEVALUATION OF POINTS FOR DECISION MAKING OUTSOURCING SERVICES INFORMATION TECHNOLOGY: A SURVEY ON ENERGY COMPANY-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.