Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pacheco, Margarida dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Viviani Silveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:17:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:17:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29159 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767736 | - |
Descrição: dc.description | No Brasil, a inclusão escolar vem se desenvolvendo e ganhando força por meio de políticas públicas de inclusão. Porém, ainda há muito que ser feito para alcançarmos uma educação que seja realmente inclusiva. A escola precisa responder às necessidades especiais dos alunos deficientes, oferecendo um ambiente adequado e um serviço de qualidade. Nesta perspectiva, a Tecnologia Assistiva tem se revelado muito importante para a promoção da acessibilidade e autonomia da pessoa com deficiência. O presente estudo busca apresentar tecnologias que podem ser utilizadas nas escolas, com o intuito de contribuir para o processo de inclusão de crianças com deficiência visual e tem como principal objetivo, analisar o processo de inclusão escolar no Brasil por meio do levantamento bibliográfico e pela pesquisa de campo, realizada em seis escolas da rede pública do município de Santo Antônio de Pádua - RJ. O trabalho de campo também teve como finalidade, identificar a existência de alunos deficientes visuais matriculados nos primeiros anos do Ensino Fundamental, e como as escolas lidamcom estes alunos. Porém, nos estabelecimentos visitados, não encontramos alunos com deficiência visual. No entanto esta pesquisa pode revelar problemas enfrentados por muitas escolas públicas do país, no que diz respeito à infraestrutura, a qualificação do corpo docente e a carência de investimento do Estado. Por fim, esperamos que outros trabalhos possam surgir e provocar reflexões para a efetivação da inclusão de pessoas com deficiênciana Educação Básica. | - |
Descrição: dc.description | In Brazil, the school inclusion has been develop and gaining strength through public policies of inclusion. However, much remains to be done to achieve an education that is truly inclusive. The school needs to meet the special needs of disabled students, providing a suitable environment and a quality service. In this perspective, the Assistive Technology has proved very important for the promotion of accessibility and autonomy of people with disabilities. This study aims to present technologies that can be used in schools, in order to contribute to the children's inclusion process with visual impairment and aims to analyze the process of school inclusion in Brazil through the literature and research field, held in six public schools of Santo Antônio de Padua - RJ. Fieldwork also aimed to identify the existence of visually impaired students enrolled in the first years of primary education, and how schools deal with these students. However, the establishments visited, we found students with visual impairment. However this research can reveal problems faced by many public schools in the country, with regard to infrastructure, the qualification of the teaching staff and the lack of state investment. Finally, we hope that other works may arise and cause reflections for effective inclusion of people with disabilities in Basic Education. | - |
Descrição: dc.description | 58 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência Visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Assistiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Visual Impairment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistive Technology | - |
Título: dc.title | O uso de tecnologias nos primeiros anos do ensino fundamental com alunos portadores de deficiência visual | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: