Jovens trabalhadores-estudantes: a construção da vontade coletiva em experiências de ocupação de escolas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTiriba, Lia-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Zuleide Simas da-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Elaine Ferreira Resende-
Autor(es): dc.contributorFrigotto, Gaudencio-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4318579878785745-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2006259738336754-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8037763146233564-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2903432126762203-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4535332644982596-
Autor(es): dc.creatorGomes, Luiz Augusto de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:17:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:17:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15792-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767734-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação, resultado da pesquisa de mestrado, tem como objetivo refletir sobre as dimensões educativas das experiências de ocupação das escolas ocorridas no Brasil no primeiro semestre de 2016, em especial no Estado do Rio de Janeiro. A relevância deste trabalho encontra-se na constatação de que o processo de ocupação das escolas brasileiras faz parte de um acúmulo histórico de lutas da classe trabalhadora. Além disso, buscamos no conceito de vontade coletiva do italiano Antonio Gramsci, as vontades que impulsionaram os jovens trabalhadores-estudantes a ocuparem as escolas e reproduzirem suas vidas coletivamente. Para isto, visitamos diversas instituições ocupadas na região metropolitana do Rio de Janeiro. Foram cerca de 20 entrevistas individuais com os jovens trabalhadores-estudantes dos C.E. Paulo Assis Ribeiro (CEPAR), C.E. David Capistrano e ao Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (IEPIC), situados em Niterói. Em São Gonçalo, conseguimos entrevistas com estudantes do C.E. Pandiá Calógeras e, no município do Rio de Janeiro, a E. E. Compositor Luiz Carlos da Vila. No âmbito nacional, buscamos compreender o movimento de ocupação de escolas a partir de jornais e revistas que nomeamos de “alternativos”, identificando as principais formas de protesto e organização dos estudantes. Por fim, entendemos que a coletividade das experiências da ocupação, seja na forma de auto-organização ou na forma de autogoverno, ajuda a transformar as vontades individuais em vontades coletivas. Seria precoce falar em uma vontade coletiva, por isso optamos em utilizar germes da vontade coletiva, pois entendemos que o movimento, mesmo em suas contradições, tende a unificar as vontades individuais do seu interior a partir da coletividade-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation, consequence of the master’s research, aims to reflect about the education dimension of school occupations’ experience that occurred in Brazil in the first semestre of 2016, in particular in the state of Rio de Janeiro. The relevance of this work is found in the fact that the process of occupation of brazilian schools is part of a historical accumulation of working class struggles. Besides that, we look at the concept of “collective will” from the italian Antonio Gramsci, the wills that boosted the Student worker young to occupy the schools and reproduce their lives collectively. For this, we visited a lot of occupied institutions in the metropolitan region of Rio de Janeiro. There were about 20 individual interviews with the Student worker young from C.E. Paulo Assis Ribeiro (CEPAR), C.E. David Capistrano and Instituto de Educação Ismael Coutinho (IEPIC), located in the city of Niterói. In São Gonçalo, we got interviews with students from C.E. Pandiá Calógeras and in the city of Rio de Janeiro, the E.E. Compositor Luiz Carlos da Vila. At the national level, we seek to understanding the movement of schools’ occupation from newspapers and magazines that we call “alternative”, identifing the main forms of protest and organization of students. Lastly, we understand that the collectivity of occupation’s experiences, whether in the form of self-organization or self-government, helps to transform individual wills into collective desires. It would be precocious to speak of a collective will, for this reason we chose to use germs of the “collective will”, because we understand that the movement, even in its contraditions, tends to unify the individual wills of its interior from the collectivity-
Descrição: dc.description161 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectJovens trabalhadores-estudantes-
Palavras-chave: dc.subjectOcupação de escolas-
Palavras-chave: dc.subjectVontade coletiva-
Palavras-chave: dc.subjectColetividade-
Palavras-chave: dc.subjectJuventude-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalhador-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento social-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento estudantil-
Palavras-chave: dc.subjectStudent worker young-
Palavras-chave: dc.subjectSchool occupations’-
Palavras-chave: dc.subjectCollective will-
Palavras-chave: dc.subjectCollectivity-
Título: dc.titleJovens trabalhadores-estudantes: a construção da vontade coletiva em experiências de ocupação de escolas-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.