Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Neves, Eloiza Dias | - |
Autor(es): dc.contributor | Paiva, Andréa Lúcia da Silva de | - |
Autor(es): dc.contributor | Barreto, Lúcia Bastos | - |
Autor(es): dc.creator | Braga, Solange Naegele Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:17:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:17:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5501 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767698 | - |
Descrição: dc.description | A profissão docente é uma profissão de interações, pois trabalhamos com seres humanos e, então, nosso contato com eles é constituído de relações sociais. Portanto, se não há interação, não há ensino. Baseada nas teorias de autores das Ciências Sociais e da Educação, principalmente de Maurice Tardif, é que construo este estudo, interessada em compreender como se dá a relação entre alunos e professores, na perspectiva dos professores, de uma escola pública situada no Centro de Campos dos Goytacazes/RJ, que atende a mais de mil alunos. Além da pesquisa bibliográfica, foi realizada uma coleta de dados com vinte professores do Ensino Médio desta escola. O estudo de caso foi feito num período de seis meses e fez-se uso de questionário com perguntas abertas e fechadas. Os resultados mostraram que estes professores consideram ter uma boa relação com seus alunos e que os veem como aprendizes e/ou estudantes. Os bons aprendizes devem ser interessados, participativos e questionadores. Dentre as tecnologias da interação, a que os professores mais usam é a persuasão, já que por meio de palavras o professor dialoga com seus alunos, com a intenção de convencê-los a algo | - |
Descrição: dc.description | The teaching profession is a profession of interactions, because we work with humans and then our contact with them is made up of social relations. So if there is no interaction, there is no education. Based on the theories of authors of Social Sciences and Education, especially of Maurice Tardif, is that building this study, interested in understanding how is the relationship between students and teachers, from the perspective of teachers in a public school located in the Fields Center Goytacazes / RJ, which serves more than thousand students. In addition to the literature, collecting data with twenty high school teachers this school was held. The case study was done over a period of six months and there was a survey of use with open and closed questions. The results showed that these teachers feel they have a good relationship with their students and see them as learners and / or students. Good learners should be interested, participatory and questioning. Among the technologies of interaction, that most teachers use is persuasion, as in words the teacher speaks to his students, with the intention of convincing them to something | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Campos dos Goytacazes | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interações humanas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relação professor/aluno | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representações docentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores e alunos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human interaction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher/student | - |
Palavras-chave: dc.subject | Faculty representatives | - |
Título: dc.title | Representações docentes sobre a interação professor/aluno | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: