Representações docentes sobre a interação professor/aluno

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNeves, Eloiza Dias-
Autor(es): dc.contributorPaiva, Andréa Lúcia da Silva de-
Autor(es): dc.contributorBarreto, Lúcia Bastos-
Autor(es): dc.creatorBraga, Solange Naegele Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:17:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:17:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-12-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-12-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5501-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767698-
Descrição: dc.descriptionA profissão docente é uma profissão de interações, pois trabalhamos com seres humanos e, então, nosso contato com eles é constituído de relações sociais. Portanto, se não há interação, não há ensino. Baseada nas teorias de autores das Ciências Sociais e da Educação, principalmente de Maurice Tardif, é que construo este estudo, interessada em compreender como se dá a relação entre alunos e professores, na perspectiva dos professores, de uma escola pública situada no Centro de Campos dos Goytacazes/RJ, que atende a mais de mil alunos. Além da pesquisa bibliográfica, foi realizada uma coleta de dados com vinte professores do Ensino Médio desta escola. O estudo de caso foi feito num período de seis meses e fez-se uso de questionário com perguntas abertas e fechadas. Os resultados mostraram que estes professores consideram ter uma boa relação com seus alunos e que os veem como aprendizes e/ou estudantes. Os bons aprendizes devem ser interessados, participativos e questionadores. Dentre as tecnologias da interação, a que os professores mais usam é a persuasão, já que por meio de palavras o professor dialoga com seus alunos, com a intenção de convencê-los a algo-
Descrição: dc.descriptionThe teaching profession is a profession of interactions, because we work with humans and then our contact with them is made up of social relations. So if there is no interaction, there is no education. Based on the theories of authors of Social Sciences and Education, especially of Maurice Tardif, is that building this study, interested in understanding how is the relationship between students and teachers, from the perspective of teachers in a public school located in the Fields Center Goytacazes / RJ, which serves more than thousand students. In addition to the literature, collecting data with twenty high school teachers this school was held. The case study was done over a period of six months and there was a survey of use with open and closed questions. The results showed that these teachers feel they have a good relationship with their students and see them as learners and / or students. Good learners should be interested, participatory and questioning. Among the technologies of interaction, that most teachers use is persuasion, as in words the teacher speaks to his students, with the intention of convincing them to something-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherCampos dos Goytacazes-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInterações humanas-
Palavras-chave: dc.subjectRelação professor/aluno-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentações docentes-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor-
Palavras-chave: dc.subjectInteração social-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores e alunos-
Palavras-chave: dc.subjectHuman interaction-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher/student-
Palavras-chave: dc.subjectFaculty representatives-
Título: dc.titleRepresentações docentes sobre a interação professor/aluno-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.