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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Silva, Marcos Sergio Figueira da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0957444591428758 | - |
Autor(es): dc.contributor | Stilck, Jurgen Fritz | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0511176018315533 | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Eduardo Oliveira Ribeiro de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6843568387291705 | - |
Autor(es): dc.creator | Vale, Guilherme da Silva do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:17:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:17:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25127 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767697 | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho investigamos os modelos cosmológicos elaborados pelos diversos pensadores ao longo da história. Apresentamos uma síntese de vários modelos que surgiram nas civilizações, onde apontamos suas características. Focamos nos modelos de Aristóteles e Ptolomeu por toda a influência que tiveram na sociedade durante cerca de 13 séculos. Motivamos a escolha do tema com alguns trabalhos presentes na literatura sobre as abordagens históricas no ensino de ciências, principalmente no trabalho do Michael Matthews, professor fundador do periódico Science and Education: Contributions from History, Philosophy and Sociology of Science and Mathematics. Também pautamos o trabalho na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel com objetivo de conectar sua teoria com as mudanças nos paradigmas dos modelos e a necessidade da experimentação para verificação das narrativas presentes na sociedade e alunos. Desde a antiguidade existiam dados do movimento de Marte, apesar dos diversos modelos, nenhum conseguia explicar de forma satisfatória movimento aparente observado. Isto foi um problema que acompanhou as mudanças dos modelos até finalmente ser explicado por Kepler e Newton. Por fim apresentamos uma simulação feita no programa Geogebra que mostra a curva realizada por Marte em seu movimento, que permite comparar com os dados publicados por Kepler e obtidos por Tycho Brahe. Destacamos a importância que esse problema e esses dados experimentais tiveram na mudança de paradigmas da ciência. | - |
Descrição: dc.description | This paper investigates the cosmological models formulated by many thinkers throughout the history. A synthesis of several models that emerged in civilizations is presented. Focus on Aristotle and Ptolemy models was given due to their influence on society for almost 13 centuries. The theme of this work is motivated by the discussions of historical approachs in teaching science, present in the literature, mainly in the work of Michael Matthews, founding professor of the journal Science and Education: Contributions from History, Philosophy and Sociology of Science and Mathematics. Also, Ausubel's meaningful learning theory is used to guide this work, with purpose of connecting his theory with the change in the paradigms of the models and the necessity of experimentation to verify the narratives present on society and students as well. Since old ages there were data about the motion of Mars, despite many models, none could explain satisfactorily the aparent motion observed. This was a problem that followed the changes of models until it could nally be explained by Kepler and Newton. The program Geogebra is used to show the curve performed by the motion of Mars, that allows us to compare it with the data published by Kepler and obtained by Tycho Brahe. The importance that this problem and this experimental data had on changing the paradigms of science is emphasized. | - |
Descrição: dc.description | 42 f | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aristóteles | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento retrógrado de Marte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria da aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento retrógrado de Marte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aristóteles | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aristotle | - |
Palavras-chave: dc.subject | History of science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mars retrograde Motion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meaningful learning | - |
Título: dc.title | Modelo do sistema solar de Aristóteles e o movimento retrógrado de Marte | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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