Metodologias de ensino do curso de Ciências Contábeis aplicadas pelos docentes da Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBonfim, Mariana Pereira-
Autor(es): dc.contributorPassos, Ivan Carlim-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Arlindo de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorCorôa, Carolina dos Santos-
Autor(es): dc.creatorFernandes, Caroline de Assis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:17:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:17:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-12-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-12-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7438-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767690-
Descrição: dc.descriptionA educação tem participação ativa no progresso do país, sendo assim é significativo o número de pesquisas atualmente que abordam o processo de ensino–aprendizagem. As pesquisas feitas por Vidal, Vidal e Vidal (2012), Passos e Martins (2006) em universidades de Minas Gerais e da Grande São Paulo estudam esse tema. O mesmo estudo foi promovido em Volta Redondo, com o intuito de identificar e analisar dentre os vários métodos e técnicas existentes no processo de ensino e aprendizagem, quais os professores de Contabilidade, da Universidade Federal Fluminense, conhecem e utilizam. Para isso foram consultados onze docentes. Aula expositiva seguida de exercícios permanece a técnica mais mencionada. Dentre os recursos didáticos mais utilizados estão: quadro de giz, softwares e Datashow. Trabalhos em grupos, leitura de artigos e seminários também foram bastante citados. Os docentes em sua totalidade fazem uso do método dedutivo e lógico respectivamente, ou seja, seguem do geral para o particular e quando necessário o aplicam em situações práticas. Foi expressivo o número de docentes que considera como fator de sucesso a harmonia entre conhecimentos técnicos e características comportamentais em que um complementa o outro. O trinômio proativo, participativo e interessado são princípios esperados de um bom aluno. Nas avaliações, o critério em evidência é a prova escrita. A relevância e colaboração demonstrado pelos participadores da pesquisa sugerem-se novas investigações nesse sentido, por exemplo: a comparação entre a real perspectiva do aluno e do professor, bem como a aplicação desse mesmo questionário em outras universidades-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDocentes-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia do ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor de Contabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectVolta Redonda (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Título: dc.titleMetodologias de ensino do curso de Ciências Contábeis aplicadas pelos docentes da Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.