Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bonfim, Mariana Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor | Passos, Ivan Carlim | - |
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Arlindo de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Corôa, Carolina dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Caroline de Assis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:17:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:17:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7438 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767690 | - |
Descrição: dc.description | A educação tem participação ativa no progresso do país, sendo assim é significativo o número de pesquisas atualmente que abordam o processo de ensino–aprendizagem. As pesquisas feitas por Vidal, Vidal e Vidal (2012), Passos e Martins (2006) em universidades de Minas Gerais e da Grande São Paulo estudam esse tema. O mesmo estudo foi promovido em Volta Redondo, com o intuito de identificar e analisar dentre os vários métodos e técnicas existentes no processo de ensino e aprendizagem, quais os professores de Contabilidade, da Universidade Federal Fluminense, conhecem e utilizam. Para isso foram consultados onze docentes. Aula expositiva seguida de exercícios permanece a técnica mais mencionada. Dentre os recursos didáticos mais utilizados estão: quadro de giz, softwares e Datashow. Trabalhos em grupos, leitura de artigos e seminários também foram bastante citados. Os docentes em sua totalidade fazem uso do método dedutivo e lógico respectivamente, ou seja, seguem do geral para o particular e quando necessário o aplicam em situações práticas. Foi expressivo o número de docentes que considera como fator de sucesso a harmonia entre conhecimentos técnicos e características comportamentais em que um complementa o outro. O trinômio proativo, participativo e interessado são princípios esperados de um bom aluno. Nas avaliações, o critério em evidência é a prova escrita. A relevância e colaboração demonstrado pelos participadores da pesquisa sugerem-se novas investigações nesse sentido, por exemplo: a comparação entre a real perspectiva do aluno e do professor, bem como a aplicação desse mesmo questionário em outras universidades | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Docentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia do ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professor de Contabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Volta Redonda (RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Título: dc.title | Metodologias de ensino do curso de Ciências Contábeis aplicadas pelos docentes da Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: