ANÁLISE DA CONCENTRAÇÃO DE MERCADO NO ÂMBITO DAS REDES SOCIAIS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoreira, Roni Barbosa-
Autor(es): dc.contributorBastos, Patrícia de Melo Abrita-
Autor(es): dc.contributorSilva, Roberto Cezar Rosendo Saraiva da-
Autor(es): dc.creatorRISSI, DAVI DOS SANTOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:17:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:17:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31985-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767688-
Descrição: dc.descriptionCom a evolução da tecnologia, as redes sociais se tornaram parte do dia a dia, sendo um local de compartilhamento de dados pessoais com ou sem ciência do usuário. Nessa situação, as redes sociais se tornaram ferramentas poderosas para avaliação comportamental e fonte de dados que podem ser utilizados para negócios da empresa. Neste sentido, este trabalho tem o objetivo de avaliar o nível de concentração do mercado das redes sociais e investigar como funciona a obtenção de receita pelas plataformas se utilizando dos dados pessoais. Os métodos utilizados foram os índices de Razão de Concentração, Hirschman-Herfindahl e o índice Noam para avaliar o nível de concentração em questão de usuários e de receitas, além da revisão de literatura para compreender como funciona o comportamento dos usuários e das empresas. Os resultados encontrados apontam para barreiras de entrada que dificultam a entrada e ascensão de novos agentes, por contas dos altos custos de investimentos em tecnologia e dos efeitos de rede, que criam uma tendência de concentração em empresas que já estão estabelecidas no mercado. Já para os índices, os resultados foram de que há concentração no mercado, prevalecendo os aplicativos da empresa Meta. Portanto, a conclusão é de que há um monopólio e uma alta concentração de mercado-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Título: dc.titleANÁLISE DA CONCENTRAÇÃO DE MERCADO NO ÂMBITO DAS REDES SOCIAIS-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.