A influência do TikTok na indústria da moda: uma análise sobre o fenômeno Shein

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Autor(es): dc.contributorRibeiro, Lilian Soares Pinto de Souza-
Autor(es): dc.contributorSaldanha, Patrícia Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Eduardo Guerra Murad-
Autor(es): dc.creatorSilva, Beatriz Santos da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:17:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:17:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32500-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767676-
Descrição: dc.descriptionO trabalho de conclusão de curso busca investigar como a rede social TikTok está influenciando o consumo e as tendências de moda. Descreve-se as transformações que mídia e moda passaram concomitantemente ao longo das décadas e o que muda com a chegada da internet, em especial, das redes sociais, buscando-se entender sua relação com a formação e consumo de tendências de moda na configuração atual da sociedade. A pesquisa baseia-se nas obras Império do Efêmero (1989) e A Felicidade Paradoxal (2006), de Gilles Lipovetsky, Marketing 4.0 (2017), de Kotler, Kartajaya e Setiawan, Cultura da Convergência (2009), de Henry Jenkins, e Vida para Consumo (2007), de Zygmunt Bauman. É feita uma análise de caso sobre como o e-commerce de fast fashion Shein se utiliza da plataforma TikTok para lançar novas peças e fortalecer sua comunidade. Por fim, realiza-se um levantamento de dados informal e exploratório com a finalidade de entender melhor a relação dos usuários do TikTok com o consumo de moda e da Shein.-
Descrição: dc.descriptionThe final paper aims to investigate how the TikTok social network is influencing consumption and fashion trends. It describes the transformations that media and fashion have undergone concurrently over the decades and explores what changes with the advent of the internet, especially social networks, seeking to understand their relationship with the formation and consumption of fashion trends in the current configuration of society. The research is based on Gilles Lipovetsky’s works “The Empire of the Ephemeral” (1989) and “The Paradoxical Happiness” (2006), Kotler, Kartajaya, and Setiawan’s “Marketing 4.0” (2017), Henry Jenkins’ “Convergence Culture” (2009), and Zygmunt Bauman's “Consuming Life” (2007). A case analysis is conducted on how the fast fashion e-commerce platform Shein utilizes the TikTok platform to launch new pieces and strengthen its community. Finally, an informal and exploratory data collection is carried out to better understand the relationship between TikTok users and fashion consumption, particularly with Shein.-
Descrição: dc.description64 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTikTok-
Palavras-chave: dc.subjectShein-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo-
Palavras-chave: dc.subjectTendências-
Palavras-chave: dc.subjectModa-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo-
Palavras-chave: dc.subjectModa-
Palavras-chave: dc.subjectRede social on-line-
Palavras-chave: dc.subjectTikTok-
Palavras-chave: dc.subjectShein-
Palavras-chave: dc.subjectConsumption-
Palavras-chave: dc.subjectTrends-
Palavras-chave: dc.subjectFashion-
Título: dc.titleA influência do TikTok na indústria da moda: uma análise sobre o fenômeno Shein-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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