Um risco na noite: uma semiótica do autorretrato artístico de crianças

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMello, Marisol Barenco de-
Autor(es): dc.contributorMello, Maristela Barenco Corrêa de-
Autor(es): dc.contributorLopes, Jader Janer Moreira-
Autor(es): dc.contributorMiotello, Valdemir-
Autor(es): dc.contributorPajeú, Hélio Márcio-
Autor(es): dc.contributorMotta, Flavia-
Autor(es): dc.contributorPonzio, Luciano-
Autor(es): dc.creatorSilva, Maria Leticia Miranda Barbosa da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:17:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:17:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14659-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767672-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho teve como objetivo enfrentar as possibilidades do autorretrato artístico de crianças. Partindo da tese de que as crianças são autoras e enunciam esteticamente nesse gênero, busquei a compreensão dos elementos e das condições de criação de um enunciado estético, das condições de criação de um enunciado de auto-objetivação estético, enfrentei as tensões da construção de um enunciado na linguagem fotográfica e construí um percurso de compreensão respondente, para dialogar com os autorretratos como textos visuais. A pesquisa se desenvolveu fundamentada na filosofia da linguagem de Bakhtin e seu Círculo, em diálogo com Luciano Ponzio, Jacques Derrida, Roland Barthes e outros interlocutores. Provocada pelos autorretratos de quatro crianças de 9 anos, realizados a partir de uma exposição de autorretratos na escola onde trabalho, localizada em Realengo, no ano de 2016, desenvolvi, nesse processo de diálogo, uma metódica para a realização de uma leitura/escritura desses enunciados como texto. Compreendendo cada um deles no gênero, cotejando textos e escutando as vozes presentes, do contexto próximo e distante, no grande e no pequeno tempo, busquei ver o sincrônico e o diacrônico em unidade responsável em cada obra e observar a imagem do humano culturalmente valorada, criada pelos estudantes. Na leitura/escritura dos textos visuais, identifiquei os índices de valores biográficos artísticos trabalhados pelos autores, conferindo um alto grau de alteridade aos autorretratos, o que me permite afirmar que as crianças criaram enunciados estéticos de auto-objetivação. Para dar a ver o processo da pesquisa, criei, na escritura da tese, um plano estético polifônico, alargando o gênero com outras possibilidades enunciativas avizinhadas de outros gêneros, buscando garantir, assim, que as palavras, próprias e alheias, estivessem na pesquisa com seus sentidos abertos, afirmando, dessa forma, a heterociência como uma escritura outra nas ciências humanas. O presente trabalho ressalta a importância da contra-assinatura social que confere o caráter do artístico aos enunciados infantis e a importância da formação do autor-contemplador e do autor-criador para a vivência de encontros mais alteritários com a obra de arte-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe present work aimed to confront the possibilities of artistic self-portrait of children. Starting from the thesis that children are authors and aesthetically enunciate in the self- portrait genre, I sought to understand the elements and conditions for creating an aesthetic utterance, the condicions for creating an aesthetic utterance, the conditions for creating an aesthetic self-objectification utterance, I faced the tensions of constructing a statement in photographic language and built an interpretive path of responsive comprehension to dialogue with self-portraits as visual texts. The research was developed based on the philosophy of language of Bakhtin and his Circle, in dialogue with Luciano Ponzio, Jacques Derrida, Roland Barthes and other interlocutors. Caused by the self-portraits of four 9-year-old children, conducted from a self-portraits exhibition at the school, located in Realengo, in 2016, I developed, in this dialogue process, a methodical way to read / write these statements as text. Understanding each of them in the genre, collating texts and listening to the voices present, from the near and far context, in the great and the short time, I sought to see the synchronic and the diachronic in responsible unity in each work and to see the culturally valued human image, created by the students. In reading / writing the visual texts, I identified the indexes of artistic biographical values worked by the authors, giving a high degree of alterity to self- portraits, which allows me to state that the children created aesthetic statements of self- objectification. To show the process of research, I created, in the writing of the thesis, a polyphonic aesthetic plan, broadening the genre with other enunciative possibilities coming from other genres, thus ensuring that the words, own and others, were in the research with open senses, thus asserting heteroscience as one scripture in the other human sciences. The present work emphasizes the importance of the social counter-signature that confers the character of the artistic to the children's statements and the importance of the formation of the author-contemplator and the author-creator for the experience of more alteritarian encounters with the work of art-
Descrição: dc.description307 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAutorretrato-
Palavras-chave: dc.subjectEstética bakhtiniana-
Palavras-chave: dc.subjectSemiótica da obra artística-
Palavras-chave: dc.subjectEnunciados artísticos de crianças-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Arte-
Palavras-chave: dc.subjectAutorretrato-
Palavras-chave: dc.subjectEstética-
Palavras-chave: dc.subjectArte-
Palavras-chave: dc.subjectSemiótica-
Palavras-chave: dc.subjectCriança-
Palavras-chave: dc.subjectEscola de arte-
Palavras-chave: dc.subjectBakhtin, M. M., 1895-1975-
Palavras-chave: dc.subjectSelf portrait-
Palavras-chave: dc.subjectBakhtinian aesthetics-
Palavras-chave: dc.subjectSemiotics of the artistic work-
Palavras-chave: dc.subjectArtistic utterances of children-
Palavras-chave: dc.subjectArt teaching-
Título: dc.titleUm risco na noite: uma semiótica do autorretrato artístico de crianças-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.